Zaraki Kenpachi é um dos personagens mais marcantes do anime e mangá Bleach, criado por Tite Kubo. Ele é o capitão da 11ª Divisão da Soul Society e é conhecido por ser um dos personagens mais poderosos e sanguinários da série.

Kenpachi é um homem alto e musculoso, com cabelos espetados e um olhar intimidador. Ele é sempre visto usando um kimono preto com o símbolo da 11ª Divisão nas costas e carregando uma grande espada de duas mãos chamada “Zaraki”, que ele nomeou em homenagem ao distrito onde cresceu.
Conceitos iniciais
Existem três maneiras pelas quais um Shinigami pode se tornar capitão, sendo por indicação, possuindo Bankai ou por meio de um duelo mortal com o atual capitão, conforme a tradição da Divisão 11. Neste último caso, é necessário que o confronto ocorra com um número mínimo de testemunhas e o vencedor assume o título de Kenpachi e o posto de capitão.
Kenpachi Zaraki tornou-se capitão ao derrotar e matar Kiganjo Kenpachi com apenas um golpe. É importante mencionar que Zaraki assumiu o cargo sem possuir Shikai ou Bankai, e lutava de forma bruta, balançando sua espada sem seguir nenhum estilo de luta formal. Sua falta de treinamento em academias Shinigami ou orientação adequada impediu-o de aprender estilos de luta formais. Yamamoto tentou ensiná-lo kendo, mas não obteve sucesso.
A liderança da Divisão 11 é determinada por um duelo mortal, e Kenpachi Zaraki se tornou capitão desta divisão através desta tradição, apesar de sua falta de habilidades formais em combate.
O Capitão Zaraki, da Soul Society, despertou o interesse e curiosidade dos Shinigamis do Gotei 13 ao se revelar um guerreiro poderoso sem o uso do Shikai ou do Bankai. Diante disso, surgiu a teoria de que ele já teria a Shikai automaticamente liberada, mas essa hipótese estava incorreta. A verdade é que Zaraki nunca havia liberado sua Zanpakutou, uma vez que não conseguia ouvir a voz da sua própria arma espiritual.
Inicialmente, o Capitão acreditava que lutar com a Zanpakutou seria uma fraqueza e por isso, ignorava a importância de se conectar com sua arma espiritual. No entanto, após uma luta contra Ichigo, ele percebeu que precisava descobrir o nome de sua Zanpakutou, mesmo que não conseguisse ouvi-la.
Assim, fica evidente que a teoria dos Shinigamis sobre a Shikai de Zaraki não era válida e que o Capitão precisava se conectar com sua Zanpakutou para alcançar seu verdadeiro potencial.
Lutas de Zaraki Kenpachi
Ao analisarmos as principais lutas de Zaraki, podemos observar sua evolução e adaptação em cada batalha. Na luta contra Ichigo, Zaraki perdeu devido ao aumento repentino de reiatsu de Ichigo, que ultrapassou o nível em que Zaraki se encontrava naquele momento. Embora estivessem em um nível semelhante, o aumento da reiatsu de Ichigo foi rápido demais para que o inconsciente de Zaraki pudesse se ajustar a tempo.
Em sua luta contra Nnoitra, inicialmente Zaraki não conseguia cortá-lo, o que tornava a luta sem graça. No entanto, sua reiatsu se ajustou e ele foi capaz de cortar o oponente. Embora a luta tenha sido longa e repleta de truques revelados por Nnoitra, Zaraki conseguiu resistir e, ao ajustar sua reiatsu para ficar um passo à frente do poder total de Nnoitra, conseguiu matá-lo com apenas um golpe de kendo, mesmo tendo que usar seu outro braço.

Já em sua batalha contra Unohana, inicialmente Zaraki mostrou-se muito inferior a ela. No entanto, descobrimos que havia uma relação entre os dois e que Unohana queria fazer Zaraki usar seu verdadeiro poder. Eles lutaram intensamente, com Zaraki sendo gravemente ferido e curado inúmeras vezes, até que ele chegou a seus 100%. Foi então que ele pôde matá-la e, além disso, ouvir a voz de sua Zanpakutou, Nozarashi.
Na luta contra Gremmy, Zaraki foi capaz de cortar tudo que Gremmy imaginava, e foi nessa batalha que ele liberou sua Shikai, que é capaz de cortar mais coisas do que sua espada em modo selado. Por fim, na luta contra Gerard, Zaraki liberou sua Bankai, o que amplificou sua reiatsu, agilidade e força física, transformando-o em uma verdadeira besta selvagem.
Os pontos fortes e fracos de Zaraki Kenpachi
Após uma análise minuciosa das habilidades de Zaraki, é possível identificar tanto pontos fortes como pontos fracos em sua trajetória. Contudo, essa tarefa não é tão simples quanto pode parecer.

Mesmo selado, Zaraki apresenta uma reiatsu impressionante, o que o torna tão poderoso quanto um capitão e muito resistente. Ao longo da história de Bleach, ele foi ficando cada vez mais forte, chegando ao ponto de alcançar seu poder original e se tornar ainda mais poderoso com a shikai e a bankai. Sobre a bankai, infelizmente, não vimos seu limite, já que na época em que foi usada no mangá, o corpo de Zaraki não era capaz de suportar todo o poder sem se autodestruir.
Em Bleach, a reiatsu é uma das coisas que mais importa, e isso faz com que Zaraki não seja de forma alguma um personagem fraco. Na novel Spirits are forever with you, por exemplo, é afirmado que, com a reiatsu de Zaraki, as Espadas de Starrk não seriam capazes de lhe causar um ferimento fatal e que o Respira de Barragan seria repelido por sua reiatsu sem tocá-lo. Isso só reforça o poder deste personagem tão querido pelos fãs.
Um dos argumentos frequentemente utilizados contra Zaraki é que ele não possui habilidades com a espada, como Unohana, nem conhecimento em kidou, como Byakuya. No entanto, a ausência dessas habilidades não o torna mais fraco. Pelo contrário, é admirável que ele não as tenha, porque, se tivesse, seria ainda mais forte e, no final das contas, não seria coerente com sua personalidade rústica.
Zaraki não precisa conhecer nenhum estilo de espada para lutar, pois sua técnica é baseada no instinto, o que o torna ainda mais poderoso. Ele ataca e desvia por puro instinto, o que significa que não é necessário ser estratégico para se dar bem em uma luta. Com seu instinto combinado com sua grande habilidade, ele se torna uma arma viva.
No entanto, não podemos deixar de reconhecer que o instinto não pode fazer Zaraki lidar com tudo. Às vezes, sua cabeça dura pode ser um problema e simplesmente atacar pode não ser uma boa decisão contra o inimigo, como vimos em sua derrota contra Pernida e Gerard.
Zaraki é mais poderoso que todos os capitães?
Ao compararmos as gerações do anime/mangá de Bleach, podemos concluir que Zaraki é mais poderoso do que todos eles. Sua reiatsu é maior do que a de qualquer outro personagem e sua trajetória nos mostra seu poder, o que foi reconhecido pela própria Unohana, que o chamou de Kenpachi. É possível afirmar que a reiatsu de Zaraki é superior à de Yamamoto e Aizen (antes do Hougyoku), considerando que Unohana deveria estar no mesmo nível de Yamamoto. E ainda assim, Zaraki superou Unohana sem nem mesmo liberar a Shikai. Embora alguns possam argumentar que Unohana não lutou a sério, o fato é que ela queria recuperar o poder de Zaraki e sentir prazer na luta, além de reconhecer que ele poderia tê-la matado quando criança se não tivesse se segurado inconscientemente.
É importante notar que, embora o poder de Ichigo seja maior do que o de Zaraki, essa comparação é irrelevante nesse contexto. Zaraki ainda é um personagem extremamente poderoso e é inegável que sua reiatsu o coloca em um nível superior aos demais personagens de Bleach.