Zack Snyder fala sobre a recepção polarizadora de Batman v Superman: A origem da Justiça sete anos depois.

Em 2016, Batman v Superman: Dawn of Justice foi lançado, apresentando o Batman de Ben Affleck no DCEU e colocando-o em confronto com o Superman de Henry Cavill. Este filme é a segunda entrada na trilogia Snyderverse do diretor, que inclui Man of Steel, Batman v Superman: Dawn of Justice e Liga da Justiça de Zack Snyder. Batman v Superman: Dawn of Justice foi um dos filmes da DC mais polarizadores, e agora Snyder está honesto sobre por que acredita que isso aconteceu.
Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Full Circle de Snyder (via The Direct), o diretor explicou por que acredita que a resposta a Batman v Superman: Dawn of Justice foi tão divisiva. Snyder acredita que a reação mista ao filme pode ser atribuída ao fato de que muitas pessoas o assistiram esperando uma história de super-herói convencional, mas acabaram vendo um filme que é uma “espécie de desconstrução hardcore, com muitas camadas, um filme experimental de super-herói mitológico moderno”. Para entender todas as camadas do filme da DC, “você realmente precisa prestar atenção”, diz Snyder. Confira a conversa completa abaixo:
Pergunta: "Bem, neste filme, em particular, você criou tantas camadas para a narrativa dos personagens, e acho que você deve querer fazer um esforço para ir um pouco mais fundo..."
Snyder: "Sim, mas acho que provavelmente foi isso que fez o filme ser tão polarizador. Acho, e talvez eu esteja errado, mas sinto que muitas pessoas foram ao cinema por dizer, 'Oh, é a brincadeira do super-herói, certo? Vamos nos divertir com isso. E nós demos a eles esse tipo de filme de super-herói mitológico moderno, altamente desconstrutivista e experimental que precisa... no qual você realmente precisa prestar atenção. Isso não foi legal [para eles] . Isso não é algo que ninguém queria fazer. Eles diziam, 'O quê? Não! Isso é cansativo. Que tal, por que eles lutam à noite?' Eu odeio isso."
Como as críticas de Batman v Superman: Dawn of Justice impactaram o DCEU
A DC estava plenamente comprometida com a visão de Snyder para o DCEU até o lançamento de Batman v Superman: Dawn of Justice. No entanto, depois que o filme não arrecadou US$ 1 bilhão, encerrando sua bilheteria com US$ 872,7 milhões e recebendo algumas das piores críticas no universo dos super-heróis, tudo mudou. A DC começou a fazer mudanças em seus planos após a má recepção do filme, com a influência de Snyder no estúdio diminuindo. Isso prejudicou o próximo filme da DC de Snyder.

Snyder revelou que foi convidado a tornar a Liga da Justiça de 2017 mais engraçada após a recepção mista de Batman v Superman: Dawn of Justice, com os executivos da DC esperando que o filme recebesse as mesmas críticas em relação à sua escuridão geral e percepção de “falta de diversão” que o lançamento anterior da DC. O diretor explicou que recebeu notas do estúdio sobre a Liga da Justiça, com executivos dizendo que não era engraçado o suficiente e que “as pessoas querem filmes mais engraçados”.
O DCEU teve que enfrentar o Universo Cinematográfico da Marvel nas bilheterias. O MCU é conhecido por ser mais alegre do que os filmes da DC, o que provavelmente desempenhou um papel na tentativa da DC de corrigir o curso. Afinal, o estúdio contratou Joss Whedon, dos Vingadores, para dirigir extensas refilmagens da Liga da Justiça e tornar o filme mais leve depois que Snyder teve que se afastar devido a uma tragédia pessoal. Snyder não voltaria para dirigir um novo projeto da DC, com o estúdio agora reiniciando o DCEU com o novo DC Universe de James Gunn. A recepção polarizadora de Batman vs Superman: A origem da Justiça desempenhou um papel fundamental na queda do DCEU.