A cosmologia do universo de Bleach pode se tornar bastante complexa. Aqui está um resumo rápido dos vários reinos e planos com os quais os Soul Reapers lidam.

A morte é apenas o começo em Bleach, e há muitos reinos espirituais diferentes onde a alma de alguém pode acabar na série. Esses planos alternativos de existência operam com suas próprias regras e, mesmo assim, interagem de maneiras muito interessantes. O local onde a alma de alguém é encontrada terá um grande impacto na qualidade da vida após a morte dessa pessoa, e é por isso que é importante para os Soul Reapers realizar o trabalho que eles fazem: guiar os espíritos para a Soul Society.
Ichigo e seus amigos descobrem esses reinos espirituais conforme a história necessita, então é possível que haja ainda mais além do que foi mostrado na série. No entanto, existem apenas quatro planos principais que desempenham um papel em Bleach, cada um com seus próprios habitantes, regras e atmosfera. Aqui está o que são, por que são importantes e como chegar a eles.
A Sociedade da Alma
A Sociedade das Almas é o reino espiritual mais frequente na série. É o lugar para onde os Pluses (almas dos humanos bons) vão quando morrem, e também é o lar dos Soul Reapers e de outros seres espirituais. A Sociedade das Almas é uma região vasta, sendo que a maior parte da ação em Bleach ocorre no Seireitei e na cidade ao seu redor. A vida na Sociedade das Almas é muito similar à vida na Terra, exceto pelo fato de que não se pode morrer por coisas como fome. Na Sociedade das Almas, existem famílias ricas com linhagem honrada e também favelas habitadas pelos mais pobres, como é mostrado na história de fundo de Rukia. Tudo na Sociedade das Almas é composto por Reishi, ou partículas espirituais, em contraste com a matéria comum.

Dado que é o lar dos Soul Reapers, a importância da Sociedade das Almas é bastante evidente. Há várias maneiras de chegar à Sociedade das Almas. Para um Plus, um Soul Reaper pode realizar o ritual Konso, enviando-os diretamente para lá. Até mesmo os Hollows podem ter seus erros perdoados através desse ritual, mas somente aqueles cometidos depois de se tornarem Hollows. Os Soul Reapers possuem um método especial para atravessar os reinos, usando Borboletas do Inferno para abrir um portal conhecido como Senkaimon. Aqueles sem permissão também podem entrar na Sociedade das Almas por meio de uma perigosa região fronteiriça chamada Dangai Precipice World, mas falaremos mais sobre isso depois.
Hueco Mundo
Hueco Mundo é o segundo reino mais frequentemente visto e o cenário do arco com o mesmo nome, Hueco Mundo. Hueco Mundo é o domínio dos Hollows, uma terra de noite eterna e desertos característicos, localizada em algum lugar entre o Mundo dos Vivos e a Sociedade das Almas. A localização mais notável é Las Noches, efetivamente a “capital” de Hueco Mundo e o único lugar com alguma estrutura. A vida em Hueco Mundo é aterrorizante, pois os Hollows atacam uns aos outros quase tanto quanto atacam os humanos. Aqueles Hollows que ganham mais poder dessa forma podem se transformar em Arrancar, espíritos que possuem aparência humana e habilidades tanto de Hollows quanto de Soul Reapers.

A maioria dos espíritos que chegam a Hueco Mundo tiveram grandes arrependimentos em vida que os impediram de passar para a Sociedade das Almas, transformando-os gradualmente de Pluses em Hollows, como vimos com o irmão de Orihime. Hollows podem atravessar os mundos abrindo portais conhecidos como Garganta, atravessando o vazio entre os reinos com relativa facilidade. Esses portais até podem levar à Sociedade das Almas, embora a maioria dos Hollows capazes disso seja inteligente o suficiente para não fazê-lo. Hueco Mundo é um reino rico em energia espiritual, o que permite que até mesmo Hollows mais fracos sobrevivam sem depender dos humanos.
Inferno
O Inferno é um reino especial reservado especificamente para as almas mais depravadas. Esses indivíduos eram maus quando eram humanos e são enviados para o Inferno como forma de punição. Arrancar e Soul Reapers também podem acabar no Inferno se seu poder for muito grande ou se seus pecados forem numerosos. Pouco se sabe sobre o Inferno; ele foi focado no quarto filme de Bleach, Hellverse, mas a canonicidade desse filme é duvidosa. Dentro do cânon, o Inferno é o lar de raros Hollows conhecidos como “as Bestas do Inferno”, que não emitem pressão espiritual e, portanto, são altamente perigosos.

Quando um ser é enviado para o Inferno, duas portas enormes aparecem, cada uma com um esqueleto, que se abrem e arrastam o espírito infrator para dentro. Ao contrário dos outros reinos, não é possível para ninguém, nem mesmo para os Soul Reapers, viajar livremente para o Inferno e voltar. Uma vez que um espírito entra no Inferno, é quase impossível sair, pelo menos por um período significativo de tempo. O ambiente do Inferno pode causar mudanças radicais nos espíritos que o habitam, alterando permanentemente sua aparência e habilidades. Enquanto as almas na Sociedade das Almas eventualmente reencarnam na Terra, as almas no Inferno não têm essa segunda chance, ficando bloqueadas do ciclo de reencarnação para sempre.
Mundo do Precipício de Dangai
O último reino com relevância frequente é o Dangai. Trata-se de uma região fronteiriça que existe entre a Sociedade das Almas e o Mundo dos Vivos. Assemelha-se a um tipo de caminho interminável e existe além das limitações de tempo e espaço, de modo que as horas passam lá dentro em meros minutos do lado de fora. Embora possa parecer um simples corredor, na verdade, há um fluxo intenso de pressão e energia espiritual que pode sobrecarregar qualquer alma que tente atravessá-lo. Uma de suas características mais notáveis é o Kototsu, um objeto que patrulha a área e destrói tudo o que entra em contato.

Como uma região fronteiriça, pode ser acessada tanto a partir do Mundo dos Vivos quanto da Sociedade das Almas, embora também seja necessário um portal Senkaimon para alcançá-la. Devido à sua natureza perigosa e à escassez de presença, não há realmente muitas razões para que alguém – Soul Reaper, humano ou Hollow – passe muito tempo aqui. Provou ser um local propício para armadilhas, como quando Aizen sequestrou Orihime enquanto ela atravessava o Dangai.
Isso abrange todos os quatro reinos espirituais principais em Bleach. Existem algumas dimensões de bolso menores que ocasionalmente surgem, como o Valley of Screams, que se ramifica do Dangai, ou o reino do Soul King, que está conectado à Sociedade das Almas, mas são raros. Os reinos espirituais são lugares fascinantes, bem desenvolvidos e interessantes para os fãs discutirem. Compreender esses reinos e como eles se conectam e funcionam pode tornar muito mais fácil acompanhar a ação em Bleach.