Parece que foi ontem que foi lançado o trailer de Resident Evil 4 Remake no State of Play, deixando os fãs ansiosos por essa reimaginação. Agora, com o lançamento oficial do jogo, a expectativa de jogar essa aventura nos moldes das novas gerações de videogames está alta.

O jogo é estrelado por Leon S. Kennedy, que está traumatizado pelos acontecimentos bizarros de Raccoon City. Foi desenvolvido por Yasuhiro Ampo, que trabalhou em mais de seis jogos da franquia, e Kazunori Kadoi, diretor de Resident Evil 2 Remake.
Segundo o produtor Hirabayashi Yoshiaki, a ideia foi expandir as qualidades do original, em vez de mudá-las, para que todos que curtiram o jogo original queiram jogá-lo novamente. No entanto, foram feitas algumas mudanças para atualizar o sistema de controle e outros elementos que não funcionam tão bem para os jogadores atuais.
O remake vem com uma série de novidades, incluindo remodelação de pontos da história e melhorias na mecânica do jogo com a RE Engine. Abaixo, estão listadas as 9 maiores diferenças do jogo original para o remake.
Atmosfera mais sombria
Desde o primeiro material de divulgação de Resident Evil 4, é possível notar que o jogo parece muito mais sombrio do que o título original lançado em 2005. Essa impressão foi confirmada com a chegada da demo e agora com o lançamento do jogo completo. A reimaginação expandiu o título de maneira rica, e a atmosfera sombria é uma das principais novidades. Essa mudança pode ser sentida tanto nos updates gráficos, que permitem despedaçar inimigos durante o gameplay, quanto nas cinemáticas que apresentam sequências ainda mais sangrentas.
Leon falando espanhol
Agora Leon fala espanhol de verdade! Diferente da versão anterior, em que o agente persistia em falar inglês enquanto outros personagens falavam espanhol, o remake mostra que o protagonista está pronto para colocar em prática suas aulas de espanhol. A comunicação flui melhor, não é mesmo?
Movimentação
Embora não seja uma grande novidade, em comparação com o jogo de 2005, é um grande avanço. A movimentação do remake está de acordo com as outras duas reimaginações, ou seja, agora é possível andar e atirar. Além disso, todos os movimentos de Leon estão mais fluidos e naturais, e a mecânica ganhou adições bem-vindas em comparação aos projetos de 2019 e 2020.
Faca
Entre as novidades relacionadas à mecânica do remake, a faca é um importante ponto a ser destacado. Em primeiro lugar, ela agora é mais útil durante toda a campanha, com a adição do parry tanto nos combates triviais quanto na icônica batalha contra Krauser. Na verdade, esse recurso foi adicionado ao jogo inteiro justamente por causa dessa sequência com o vilão. Agora, além de atacar os inimigos, a faca também ganhou a habilidade de defesa contra ataques. Apesar de ser muito útil, nada vem de graça: há uma “barra de durabilidade” que vai sendo gasta conforme você usa a faca. Quando ela chega ao fim, ela quebra, e você precisa ir até o Mercador para consertá-la.
Crafting e Inventário
A maleta de Resident Evil 4 foi uma das adições mais interessantes do jogo original. Agora, seguindo a tendência de títulos modernos, o sistema foi expandido para incluir opções de customização, como chaveiros que oferecem bônus ao jogador. Outra novidade que está chegando é um sistema de crafting mais aprofundado, semelhante ao introduzido em Resident Evil 7.
Máquina de Escrever Tunada
Outro ponto que foi significativamente aprimorado é a icônica máquina de escrever. Além de sua função de salvar o jogo, agora também podemos acessar nossa caixa de inventário e personalizar a maleta de inventário por meio dela.
Missões Secundárias
Uma das novidades que os desenvolvedores prometeram é a inclusão de contratos de missões secundárias que podem ser encontrados pelo mapa. No entanto, essas atividades não são exatamente missões secundárias, mas sim desafios, como coletar ovos dourados ou matar cobras. Ao completá-las, você pode obter recompensas exclusivas que não estão disponíveis para compra na loja comum, visitando o Mercador.
Quase sem QTEs
Durante a campanha de divulgação, os desenvolvedores confirmaram que o remake teria “quase nenhum QTE (Quick Time Event)”, aqueles momentos em que o jogo indica ações do jogador, geralmente durante as cutscenes. Para quem se lembra, o jogo original é repleto de sequências desse tipo, incluindo a batalha entre Krauser e Leon. No entanto, a reimaginação substitui essas sequências e reduz consideravelmente sua presença. E sim, isso inclui a famosa cena da fuga da pedra, que deixou muitos controles destruídos!
Reformulação de personagens
Assim como nos anos anteriores, a Capcom fez questão de destacar que o jogo lançado na última sexta-feira (24) é uma reimaginação. Com isso, os desenvolvedores tiveram a liberdade de reformular praticamente todos os personagens – alguns mais, outros menos. É notável a melhoria em Ashley, que está menos irritante do que no jogo original. Sua inteligência artificial está mais bem preparada para momentos de perigo, embora ainda precise da ajuda do jogador em alguns momentos. Além disso, sua personalidade está mais madura e amigável. Outro personagem que passou por mudanças e aparece em novas cenas é Luis, que agora pode ajudar nas lutas contra os chefes.