No mundo ninja de Naruto, muitos acreditam que apenas o ninjutsu é importante, mas o genjutsu também é uma habilidade poderosa, capaz de aprisionar oponentes em ilusões extremamente fortes e, em alguns casos, mortais. Madara Uchiha, um dos principais antagonistas da série, planejava usar o Tsukoyomi Infinito para aprisionar a humanidade em uma ilusão de felicidade eterna.

Mas, qual é o genjutsu mais poderoso depois do Tsukoyomi Infinito? Analisando um dos jutsus mais poderosos do mestre dos genjutsus, Itachi Uchiha, podemos afirmar que seu Tsukuyomi era capaz de aprisionar seus oponentes em dias, meses ou até anos de tortura ou eventos traumáticos em menos de um segundo. Isso significa que Itachi tinha poder suficiente para quebrar seu oponente num literal piscar de olhos.
Devido aos poderes do Mangekyo Sharingan e da velocidade do Tsukoyomi, os métodos tradicionais para se evitar genjutsu não eram eficazes contra esta técnica. Um segundo preso no Tsukoyomi equivale a picosegundos no mundo real, o que não oferece oportunidade de reação para evitar seus efeitos devastadores. Quando Kakashi foi pego no Tsukoyomi de Itachi, ficou preso por menos de um segundo, mas sentiu como se tivesse sofrido 72 horas de tortura.

Embora o genjutsu possa ser uma habilidade subestimada pelos ninjas, fica claro que ele é uma técnica extremamente poderosa e deve ser levado a sério pelos combatentes.