Enquanto a Fox fez vários filmes do Quarteto Fantástico e dos X-Men, não houve um crossover das duas equipes, mas o MCU vai mudar isso.

Embora a Fox tivesse planos para um crossover dos filmes dos X-Men e do Quarteto Fantástico, nunca chegou a acontecer. Agora, as famílias de super-heróis mais famosas da Marvel finalmente podem trabalhar juntas no MCU. É surpreendente que a Marvel Studios tenha criado a franquia de filmes mais bem-sucedida de todos os tempos sem os mutantes ou o Quarteto Fantástico, considerando quão importantes eles sempre foram para a Marvel Comics.
Ainda assim, a chegada dos X-Men e do Quarteto Fantástico tem o potencial de transformar o MCU em uma franquia completamente diferente, independentemente da base de 15 anos que o Universo Cinematográfico Marvel construiu.
Em 1993, a Marvel vendeu os direitos de produção cinematográfica do Quarteto Fantástico, dos X-Men e de seus personagens associados à Fox. Até a aquisição da 20th Century Fox pela Disney em 2019, a Marvel Studios estava impedida de usar mutantes e o Quarteto Fantástico, bem como de fazer menções a esses personagens. Por esse motivo, o Quarteto Fantástico e os X-Men possuem uma história cinematográfica que antecede o Universo Cinematográfico Marvel em quase uma década. Embora a Fox detivesse os direitos desses personagens, nunca houve um cruzamento entre as duas franquias e o estúdio optou por focar em produzir filmes separados.
Mas por que nunca teve um crossover entre X-men e Quarteto Fantástico?
Segundo relatos de Zack Stenz (por meio de Kevin Smith), um crossover entre Quarteto Fantástico e X-Men estava em planejamento na Fox. Stenz, junto com Ashley Edward Miller, ambos responsáveis por X-Men: First Class, foram contratados para escrever um filme que reuniria os dois grupos de super-heróis na tela. Embora X-Men: First Class, um dos filmes mais aclamados da Fox sobre os X-Men, ainda não tivesse sido lançado, o estúdio aparentava estar bastante confiante na franquia e estava disposto a expandir o universo da Marvel ainda mais com os mesmos roteiristas. Stenz afirmou que o filme incluiria não só os X-Men e o Quarteto Fantástico, mas também Deadpool e Demolidor.

De acordo com o que foi descrito por Stenz, o crossover entre X-Men e Quarteto Fantástico teria sido a versão da Fox do universo Marvel da história em quadrinhos da Guerra Civil. A Tocha Humana do Quarteto Fantástico teria causado danos colaterais durante uma missão, gerando debates sobre o registro de super-heróis. Embora o universo Marvel da Fox não contasse com personagens como Capitão América e Homem de Ferro, o estúdio tinha os direitos para produzir uma adaptação sólida da Guerra Civil, graças a personagens suficientes. Curiosamente, o MCU acabou adaptando Guerra Civil em Capitão América: Guerra Civil, um filme que pareceu muito menor do que o arco dos quadrinhos, justamente por causa da falta de personagens-chave da Marvel.
O crossover entre Quarteto Fantástico e X-Men foi apenas um dos muitos projetos da Marvel da Fox que nunca viram a luz do dia. Por exemplo, em algum momento, um filme centrado em Wolverine, Besta e Wendigo, com Sr. Sinistro como vilão, foi escrito. Depois de X-Men: The Last Stand e X-Men Origins: Wolverine colocarem em dúvida o futuro da franquia X-Men da Fox, X-Men: First Class renovou a franquia com um filme amplamente elogiado que introduziu novas versões de personagens como Professor X, Magneto e Mística. A Fox percebeu o potencial dessa nova franquia prequela dos X-Men e decidiu se concentrar em uma sequência de Primeira Classe em vez de um crossover.
O MCU já teve um crossover do Quarteto Fantástico com os X-Men
Embora ainda não tenha tido uma estreia apreciada no MCU, os X-Men e o Quarteto Fantástico foram apresentados em um crossover pela Marvel Studios em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Na Terra-838, um universo em que mutantes e o Quarteto Fantástico existem há algum tempo, houve uma equipe Illuminati liderada por Reed Richards e o Professor X. As cenas da equipe Illuminati foram notáveis, já que é a primeira vez que um personagem do Quarteto Fantástico e um personagem dos X-Men compartilharam a tela, apesar de ambas as equipes terem aparecido nas telas desde os anos 2000. Apesar de suas falhas, Doutor Estranho 2 apresentou alguns dos momentos mais reminiscentes dos quadrinhos na história do MCU.

Mesmo que o MCU tenha conseguido se sair bem por tanto tempo com apenas os personagens relacionados aos Vingadores, um universo Marvel verdadeiramente completo não estaria completo sem os X-Men e o Quarteto Fantástico. Como a primeira equipe de super-heróis da Marvel, o Quarteto Fantástico abriu caminho para muitas histórias de super-heróis que se seguiriam, tanto na Marvel quanto na DC Comics. De maneira similar, o legado dos quadrinhos dos X-Men – que não se limita apenas aos heróis mais populares como Professor Xavier e Wolverine, mas inclui uma infinidade de outros mutantes – foi suficiente para sustentar uma franquia de filmes de sucesso por duas décadas. O trabalho conjunto do Sr. Fantástico e do Professor X é comum nos quadrinhos, mas foi um grande acontecimento no MCU.