Tradicionalmente, a maior ameaça para o Superman tem sido a criptonita verde, mas uma variação dessa substância icônica representa um perigo ainda maior.

Embora a fraqueza mais conhecida do Superman seja a criptonita verde, a variante âmbar é muito mais perigosa. A criptonita verde enfraquece e causa dor em Kal-El, mas diferentes cores têm efeitos distintos nele, alguns até mesmo mais engraçados do que sérios. No entanto, algumas cores têm consequências terríveis e podem até prejudicar outras pessoas ao redor do Superman.
Originária de Krypton, o planeta natal do Superman, a kriptonita verde enfraquece Kal-El de forma semelhante ao envenenamento por radiação para humanos. Muitos dos seus piores inimigos usam a substância para derrotá-lo, e Lex Luthor é um dos mais famosos a utilizar a kriptonita. Por esse motivo, a kriptonita verde é considerada o ponto fraco do Superman e a variante mais poderosa.
O pior medo do Superman ganha vida
A Kryptonita Âmbar foi introduzida pela primeira vez em Dark Nights: Death Metal – The Last 52: War of the Multiverses # 1 por Regine Sawyer, Alitha Martinez, Mark Morales e Emilio Lopez. É muito mais poderosa que a Kryptonita verde e surgiu do Dark Multiverse, que foi formado a partir dos piores pesadelos dos heróis da DC, criando versões distorcidas de si mesmos ou de seus entes queridos.

Originalmente, a Kryptonita Âmbar é usada por uma versão sombria de Lois Lane para matar o próprio Superman depois que ele acidentalmente mata seu filho Jon. Usá-la absorve todos os seus poderes e os transfere para ela. Ela então consegue usar suas habilidades para decapitá-lo de forma brutal como vingança pelo seu filho. Ela até espalha os fragmentos da Kryptonita para seu povo se rebelando contra os super-heróis.
A perda de vida do Superman é sem dúvida aterrorizante, mas a pior parte desse tipo de Kryptonita não é a morte, e sim a dispersão de seus poderes. Qualquer vilão que a use contra ele roubará os poderes do Super-Homem e poderá usá-los para seus próprios objetivos pessoais. O conhecimento de que seus poderes podem ser usados para prejudicar os outros é a coisa mais assustadora que o Superman pode imaginar, fazendo da Kryptonita Âmbar sua verdadeira maior fraqueza. Na história “Chega de Super-Heróis”, o Dark Multiverse Lois prova isso roubando os poderes do Superman para promover uma causa de violência contra pessoas poderosas. Ela derruba o próprio Superman, e é mostrado que ela até mata a Mulher Maravilha e Maxima. Ela não se detém e mata sem pensar, espalhando a ideia de violência e dor pelo mundo. As versões de pesadelo de Clark e Lois espalham o caos sem piedade e quase acabam com o mundo apenas por causa da Kryptonita Âmbar.
Os temores de Kal-El são materializados através do mal que outras pessoas fazem, e raramente ele teme por sua própria vida mais do que pela vida dos outros. A Amber Kryptonita não apenas pode matá-lo, mas também rouba os poderes que ele usa para proteger as pessoas e os concede àqueles que desejam prejudicar o mundo. Enquanto a criptonita verde pode desativá-lo, é a criptonita âmbar que representa sua verdadeira fraqueza.