Não é segredo para ninguém que a Xbox está em desvantagem em relação às suas concorrentes quando se trata de vender consoles, e o próprio Phil Spencer reconhece esse fato.

Durante a audiência da Microsoft versus a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), quando questionado sobre se os negócios da Xbox estão alcançando as metas financeiras internas, o chefe da empresa admitiu (segundo informações do Eurogamer) que “atualmente, não estão”. Ele também afirmou que a atuação da empresa no mercado de consoles “não está forte”.
De acordo com relatos, a Microsoft está tendo prejuízo na venda dos consoles Xbox Series, esperando que os clientes gastem mais com jogos, assinaturas e conteúdo digital para compensar essa perda.
A aquisição da Activision pela Microsoft tem sido um processo complicado nos últimos meses, à medida que várias entidades reguladoras ao redor do mundo analisam a transação. É importante lembrar que a Activision Blizzard aceitou a proposta de US$ 68,7 bilhões (R$ 373,79 bilhões) feita pela Microsoft, mas a empresa tem enfrentado disputas legais e questionamentos de concorrentes.
No entanto, a negociação já recebeu aprovação de várias entidades reguladoras em todo o mundo, incluindo China, Coreia do Sul e União Europeia.