A nova despertada de uma Akuma no Mi do tipo Zoan é mostrada em One Piece, confirmando a unicidade da versão de Luffy dessa habilidade rara e poderosa.

A forma despertada de Kaku é compartilhada com um futuro importante com aquele mostrado por seu companheiro CP0, Lucci, destacando a diferença na aparência Gear Fifth de Luffy.
O nível máximo do poder das Akuma no Mi, chamado “despertar”, é desbloqueado por um punhado de pessoas no mundo de One Piece, o que dá um impulso significativo às suas habilidades. Para os tipos Zoan, o despertar aumenta as habilidades físicas do usuário a níveis quase incomparáveis, com o risco de perda de controle para sua natureza bestial. A Akuma no Mi de Luffy, uma Hito Hito no Mi, Modelo: Nika (Human Human Fruit, modelo Nika) é também um tipo Zoan do ramo mítico, no entanto, sua aparência e habilidades na forma desperta (chamada de Gear Fifth) diferem significativamente de outros Zoans despertados mostrados recentemente na série.
One Piece mostra que o despertar de Luffy é diferente de outros usuários do tipo Zoan


Durante a atual aventura na Ilha da Cabeça de Ovo, os membros do CP0, um grupo de elite de espiões e assassinos a serviço do Governo Mundial, estão sendo enfrentados pelos Chapéus de Palha. Este grupo inclui dois velhos inimigos, Rob Lucci e Kaku, ambos usuários de Zoan Devil Fruits. Em sua nova forma desperta, Lucci mostrou ser caracterizado por peculiares tufos de fumaça preta em forma de chama enrolando-se em seu pescoço e ombros. No capítulo #1072 de One Piece, Kaku luta contra Zoro e revela também ter despertado sua Akuma no Mi, e sua forma compartilha as mesmas chamas negras de Lucci, provando ser uma característica comum de Zoans despertos que não perdem a cabeça no processo. (explicando porque os guardas do Impel Down não mostram isso).


Fios de fumaça semelhantes também são enrolados em seus ombros no Gear Fifth de Luffy, mas eles são brancos e não parecem chamas. Juntamente com as habilidades únicas de seu despertar, que são mais semelhantes aos tipos Paramecia do que Zoan, isso confirma que a forma de Akuma no Mi despertada de Luffy é absolutamente única na série. Isso provavelmente se deve ao fato de que o agrupamento dos Mythical Zoans com outros tipos de Zoan sempre foi estranho e possivelmente impreciso. Todos os usuários Mythical Zoan, como Kaido, Yamato, Sengoku e Marco, exibiram habilidades que se assemelham às de Paramecia e vão muito além das meras transformações bestiais de Zoans regulares, como confirmado por Eiichiro Oda no especial Road to Laugh Tale vol. 3. Há também uma chance de que a cor branca que é proeminente em Gear Fifth seja outra maneira de o autor de One Piece destacar o papel de Luffy como o “dawnbringer” e o salvador do mundo.
As diferentes cores da fumaça/chamas que são despertadas na assinatura no corpo de Luffy, em comparação com as de Lucci e Kaku, ajudam a separar ainda mais os usuários de Mythical Zoan. O domínio de Luffy sobre Lucci em sua batalha já foi mostrado como sendo em níveis muito diferentes. As verdadeiras habilidades da Akuma no Mi de Luffy, reveladas vinte e cinco anos após sua estreia no mangá, são claramente dominadas e fazem do protagonista de One Piece parecer e se sentir especial mesmo em um mundo cheio de pessoas com poderes únicos de Akuma no Mi.