Lançado recentemente na Amazon prime O Samaritano trás uma trama derivativa, com os críticos adorando o super-herói de Stallone.

As críticas para o Samaritano de Sylvester Stallone chegaram e, embora seu desempenho seja digno de elogios. O samaritano é baseado nos quadrinhos individuais da editora Mythos Comics, publicados em 2015. Criado por Marc Olivent, Renzo Podesta e Bragi F. Schut, que ampliou no Samaritano a ideia do herói aposentado que não quer mais se envolver. Além de Stallone, o elenco de Samaritano inclui Javon Walton, Moisés Arias, Martin Starr, Pilou Asbæk e Dascha Polanco.
O filme mostra Joe Smith (Stallone), também conhecido como Samaritano, um herói que tinha desaparecido depois de lutar contra seu maior inimigo Nêmeses a vinte anos atrás. Mal sabem todos da cidade, que ele se escondeu e tentou impedir que alguém descobrisse sua identidade secreta. Devido a conflitos fora de seu controle que o forçam a usar seus poderes, ele acidentalmente revela seu segredo para um jovem chamado Sam Cleary (Walton), que faz de tudo para tirá-lo de sua toca e trazê-lo de volta a ação e lutar contra o crime.
Logo após seu lançamento, as portas para criticas foram abertas, permitindo que críticos de todas as plataformas compartilhassem suas opiniões sobre o filme. Enquanto eles quase que de maneira unanime elogiam a primeira atuação de Stallone como protagonista em um projeto de super-herói (depois de interpretar personagens coadjuvantes em Esquadrão Suicida e Guardiões da Galáxia Vol. 2 ), eles afirmam que o filme ao seu redor não oferece muito entretenimento. Embora não pareça haver um consenso sobre se o filme é realmente ruim ou meramente superficial e bobo, não há muitas pessoas que estão totalmente no canto do filme. Confira abaixo citações de críticos selecionados:

Siddhant Adlakha, IGN :
Preso entre os mundos do filme de super-herói e filme de anti-super-herói, o Samaritano liderado por Sylvester Stallone é uma soneca do começo ao fim. Apoiado em uma revelação tardia que não parece um segredo, o filme do diretor Julius Avery (e escrito por Bragi F. Schut) é repleto de texturas e perspectivas que não tem ideia de como manejar, misturando-as em uma miscelânea de não -ideias emprestadas de outros filmes melhores, tanto no gênero de super-heróis quanto na cultura pop em geral.
Complexo de Valerie, Prazo :
Samaritano oferece o mesmo tipo de ação que sempre vemos em Stallone. O velho esculpido e mal-humorado é jogado em uma situação que não pediu e agora deve ajudar os indefesos e salvar o dia. O confronto final geralmente ocorre em um antigo armazém ou campo aberto, com toneladas de vítimas, armas em punho e corpos voando. Esses tipos de filmes podem ser divertidos, mas deveria haver mais experimentação para o ator nesse cenário super-heróico.
William Bibbiani, The Wrap :
O filme de Avery é uma peça sólida de entretenimento de gênero, baseado em excelentes performances e inteligente o suficiente para encontrar uma nova maneira de apresentar os mesmos velhos tropos. Como um velho pedaço de lixo consertado e limpo, e transformado em algo novo novamente, pelo qual vale a pena pagar o preço total.
John Nugent, Império :
Não é tarefa fácil fazer um filme de super-herói original nos dias de hoje. Caso você não tenha notado, eles estão por toda parte – e com a ameaça de ‘fadiga de super-herói’ sempre aparecendo entre o público, é preciso muito para fazer algo parecer novo. O Samaritano, baseado na graphic novel de 2014 da Mythos Comics, certamente se apóia em sua herança; um prólogo semi-animado fortemente saturado configura a história em termos desafiadores de quadrinhos, uma história sobre uma batalha antiquada do bem contra o mal – aquela velha castanha. É uma maneira brilhante e colorida de começar, mas deixa uma sensação incômoda de familiaridade.
Frank Scheck, THR :
O diretor Julius Avery (Son of a Gun, Overlord) se esforça para uma estética sombria, mas o que ele consegue visualmente é prejudicado pela tolice não intencional de grande parte dos procedimentos e linhas banais como Joe aconselhando um adversário a “Tenha uma explosão” pouco antes jogando-lhe uma bomba. Há, no entanto, uma reviravolta inteligente na trama no ato final que, embora não importe muito, fornece uma sacudida bem-vinda.
No momento, as criticas vem atualizando constantemente seus números, com a pontuação do filme oscilando entre os baixos. Certamente parece que a pontuação vai se equilibrar em algum lugar nesse intervalo quando tudo estiver. Se esse for realmente o caso, será o filme com a classificação mais baixa na carreira de Stallone desde 2018, quando ele apareceu em Memória de um Crime e Plano de Fuga 2: Hades , que receberam 8%. No entanto, se ele tiver sorte, o Samaritano ainda pode bater sua baixa mais recente, o ação da franquia de 2019 Rambo: Até o fim, que obteve 26%.