Leon é um personagem querido pelos fãs da saga Resident Evil, tendo protagonizado diversas aventuras desde sua primeira aparição em Resident Evil 2. No entanto, foi em Resident Evil 4 que ele conquistou de vez o coração dos fãs, tornando-se um dos personagens favoritos.

Após a derrota de Saddler e a fuga da região com Ashley, Leon voltou aos Estados Unidos junto com a filha do Presidente. Ele escreveu um relatório completo sobre o perigo do Las Plagas, a nova arma biológica que havia descoberto, para as organizações antiterroristas. Esse relatório foi lido pelo lendário Chris Redfield, que faz parte da BSAA.
Em 2005, ocorreram os eventos do filme Resident Evil Degeneração, mostrando mais uma vez a coragem e habilidade de Leon em combater o terror biológico. Como um verdadeiro herói, ele continua a lutar pela sobrevivência da humanidade.
Leon foi designado pelo Presidente Graham para liderar uma missão de resgate no Aeroporto de Harvardville, que havia sido alvo de um ataque bioterrorista com o T-Vírus. Durante essa missão, ele se reencontrou com Claire, a quem não via desde os eventos do Resident Evil 2. Logo após, Leon começou a investigar um bioterrorista chamado Curtis Miller, que atacou a sede da empresa farmacêutica WillPharma, criadora da vacina contra o vírus. Miller acabou sendo infectado com o G-Vírus e atacou a todos, mas Leon, com a ajuda de Claire e da irmã de Curtis, Angela Miller, conseguiu derrotá-lo. Posteriormente, descobriram que o chefe da WillPharma, Federick Downing, estava traficando a vacina, e Leon e sua equipe prenderam o culpado.

Em 2006, ocorreram os eventos de Resident Evil: O Hóspede Maldito. Um ataque bioterrorista acontece na Casa Branca, e Leon participa na proteção do Presidente Graham, além dos outros membros do gabinete. Depois disso, Leon e dois agentes chamados Jason e Shenmei partem para investigar o ataque, levando-os a Shanghai. Lá, Jason e Shenmei revelam que estão trabalhando juntos para expor uma conspiração dentro do governo americano, que secretamente estão realizando experimentos para criar suas próprias armas biológicas. Jason, no entanto, queria vingança pelo que viveu na Guerra do Penamistão anos antes. Nisso, Jason ataca o laboratório onde os experimentos secretos eram realizados. Leon, Shenmei e Claire enfrentam Jason, que sofreu uma mutação e se transformou em uma arma biológica. Eles conseguem derrotar Jason e impedir que ele infecte toda Washington DC. A partir daí, Leon começou a investigar essas possíveis conspirações dentro do governo americano, o que coloca Leon num impasse com Claire, pois ela queria expor essa conspiração para o público, enquanto Leon decidiu fazer uma investigação mais discreta.
Algum tempo depois disso, Leon finalmente conheceu Chris pessoalmente em uma reunião estabelecida pela TerraSave, a ONG que Claire fazia parte. O encontro entre os dois ajudou a estreitar as relações entre a BSAA e o governo americano.

Já em 2011, ocorreram os eventos do filme Resident Evil: Condenação. Leon estava de férias, mas acabou sendo chamado para lidar com um caso de bioterrorismo que aconteceu na República Eslava. O país estava passando por uma guerra civil, e no meio dessa confusão estava o Las Plagas. Leon foi enviado para investigar como os rebeldes dessa guerra estavam tendo acesso ao parasita. Nisso, ele acabou encontrando Ada e descobriu que o próprio governo do país estava providenciando os parasitas, traficando e produzindo armas biológicas secretamente. Leon e o líder dos rebeldes, Buddy, enfrentaram as forças do governo Eslavo, incluindo três poderosos Tyrants. Eles conseguiram expor o segredo do governo Eslavo, resultando nas forças americanas e russas interferindo
O homem que recrutou Leon após o Incidente em Raccoon City também foi responsável por confirmar que o governo americano estava envolvido na produção de armas biológicas e tinha negócios secretos com a Umbrella no passado. Um dos motivos do bombardeio de Raccoon City foi para se livrar de possíveis evidências que ligassem o governo com a Umbrella. Benford acreditava que deveria expor essa verdade para o público, para que o governo não estivesse envolvido em mais nenhuma atividade bioterrorista.
Leon acompanhou Benford até a Universidade de Tall Oaks, onde o Presidente pretendia fazer o pronunciamento revelando toda a verdade. No entanto, ocorreu um ataque bioterrorista na cidade com o C-Vírus, que infectou muitas pessoas, incluindo o presidente. Sem escolhas, Leon foi obrigado a matar o zumbificado Benford. Depois disso, descobriu-se através de Helena Harper que o responsável por tudo aquilo era Derek C. Simmons, que não queria expor os segredos do governo e por isso elaborou o ataque bioterrorista para matar o Presidente Benford. Simmons conseguiu forjar toda a situação para fazer parecer que Leon e Helena foram os responsáveis por tudo o que aconteceu.
Enquanto isso, a dupla descobriu outro ataque bioterrorista usando o C-Vírus acontecendo em Lanshiang. Eles foram para lá na esperança de limpar seus nomes. Lá, eles investigaram a área e até se encontraram com Chris. Eles confrontaram Simmons ao lado de Sherry e do filho do Wesker, Jake Muller. Nessa luta, membros da Neo-Umbrella liderados por Carla Radames infectaram Simmons com o C-Vírus. Leon e Helena enfrentaram o infectado Simmons e contaram com a ajuda da Ada no processo. No final, conseguiram eliminar Simmons e limpar seus nomes, acabando com a ameaça do C-Vírus.
Algum tempo depois, nos eventos do filme Resident Evil Vendetta, Leon teve uma experiência traumática ao perder todo o seu time durante um ataque bioterrorista. Todos os seus companheiros foram transformados em zumbis e o atacaram, forçando Leon a matar a todos de novo. Traumatizado, ele entrou em uma licença, onde passou todo o período de descanso afogando as mágoas na bebida.
Isso mudou quando Chris e Rebecca Chambers se aproximaram dele pedindo ajuda para lidar com uma nova ameaça, o A-Vírus. Tratava-se de um vírus novo criado a partir de uma fusão do T-Vírus com o Las Plagas. Leon estava desacreditado, se perguntando até quando ele iria continuar lutando contra o bioterrorismo. No entanto, eles foram atacados pelas forças do bioterrorista Glenn Arias, o criador do A-Vírus. Arias sequestrou Rebecca e logo depois foi descoberto que a facção de Arias pretendia infectar toda Nova York com o A-Vírus.
Sendo assim, Leon, ao lado de Chris e sua equipe, partiu para Nova York para acabar com a raça de Arias. Leon e Chris lutaram juntos contra os infectados na cidade, ao mesmo tempo.
Agora galera, em breve teremos mais um capítulo na história do Leon com o recentemente anunciado filme Resident Evil Death Island.