Alguns fãs acham que o Coringa ataca Gotham para jogar um jogo complexo com Batman, mas seu primeiro crime prova que isso não é o caso.

O Coringa é um dos criminosos mais enigmáticos de toda a história dos quadrinhos – ele aterroriza Batman e os cidadãos de Gotham City há muito tempo mas seu primeiro crime inclui um mistério que nunca foi completamente resolvido. O passado do Coringa sempre foi um grande mistério, mas o primeiro crime que ele cometeu pode conter mais detalhes sobre o Príncipe Palhaço.
Apesar de varias origens, a história real do Coringa ainda não foi revelada. Embora o objeto de sua atenção hoje seja obviamente o Batman, nem tudo que o Coringa fez é para chamar atenção do herói – de fato, quando ele cometeu seu primeiro crime canônico, ele estava realmente indo atrás de algo completamente não relacionado ao Batman. Isso é incomum, dada ao fato de que o Coringa é fixado no Batman, bem como a pouca informação que é compartilhada sobre ele. Mesmo depois de todos esses anos, apenas recentemente a DC deu aos leitores uma dica sobre o nome real do Coringa .
Nas páginas de Batman: O Homem que ri , de Ed Brubaker e Doug Mahnke, mostra um assassino em série que aparece em Gotham usando armas químicas sofisticadas nunca vistas antes. Este novo assassino aterrorizante é nomeado de “O Coringa” pelo Gotham News. Ao longo da historia, o criminoso tem como alvo os ricos poderosos, mesmo aparecendo fora do Arkham Asylum para dar sua primeira transmissão para a cidade depois de pegar o equipamento de uma equipe de notícias. Batman descobre que enquanto Joker esperava a equipe de notícias chegar, ele escreveu uma mensagem dentro de uma das celas do Arkham.
“Um por um, eles ouvirão meu chamado, então esta cidade perversa seguirá minha queda.”

Batman descobre o plano do Palhaço: O coringa quer envenenar toda a cidade com o mesmo resíduo químico que modificou seu corpo. Batman é capaz de parar o vilão depois de raciocinar que o coringa eliminou os alvos ricos devido a eles serem investidores na Ace Chemicals, a fábrica química onde o Príncipe Palhaço do Crime possivelmente nasceu. Ao que tudo indica o plano do Coringa tem como foco atacar Gotham, mas não está claro por que ele gostaria de realizar tal feito. Uma opção possível é sua horrível vida civil, como mostrada em Batman: A piada mortal , de Alan Moore e Brian Bolland, mas mesmo essa história lembra os leitores a não tomarem sua ‘origem’ pelo valor formal, já que ele não tem interesse em ter um começo fixo mesmo em sua própria mente perturbada. Ele poderia estar se vingando por sua transformação, mas o Coringa claramente prefere sua vida como vilão ao que era antes.
O primeiro esquema do Coringa mostra que torturar e traumatizar Gotham sempre foi seu foco, mesmo antes de ter um herói para enfrentar. Isso sugere uma animosidade pré-existente entre o Coringa e a cidade, mas a DC continuamente deixa claro que nenhuma das explicações do porquê pode ser confiável, seja enfatizando o Coringa como um narrador não confiável ou retransmitindo-os para fora da existência.
The Man Who Laughs prova que, com ou sem Batman, Joker odeia a cidade de Gotham, mas o grande mistério de sua origem significa que é incerto que os fãs da DC descubram o motivo. É um mistério que provavelmente é melhor se não seja resolvido, pois oferece a cada equipe oportunidades de reimaginar a conexão do Coringa com Gotham de uma maneira que se adapte às suas próprias histórias.