O selo amaldiçoado do Hyuuga é uma das características mais marcantes do clã. Nesse artigo falaremos como o selo funciona, junto com suas implicações.

A franquia Naruto apresenta uma série de jutsu únicos e técnicas proibidas que são distintas para cada clã, mostrando seu poder irrestrito e alto status entre suas respectivas aldeias. No entanto, com tal poder vem um grande risco, e esses clãs estão dispostos a fazer qualquer coisa para proteger seus segredos. O caso do Clã Hyuga, um dos quatro clãs nobres da Folha Oculta e portadores de um dos Três Grandes Dojutsu – o Byakugan.
O Hyuga Clan é conhecido em todo o mundo shinobi por seu Kekkei Genkai único , já que as habilidades do Byakugan podem virar a maré de qualquer batalha a favor do usuário. O Byakugan tem sido um assunto de interesse para várias outras nações, principalmente a Hidden Cloud Village, já que várias tentativas foram feitas para roubar o reverenciado Dojutsu para estudar seus segredos. Para garantir que o Byakugan permaneça a salvo dos inimigos, o Clã Hyuga é conhecido por empregar métodos drásticos, sendo o mais severo o selo amaldiçoado do Hyuga – uma marca que marca os membros da família secundária em servidão eterna ao clã.
A ramificação do Clã Hyuga
Antes de investigar como o selo amaldiçoado protege o Dojutsu do Hyuga , é essencial primeiro entender o sistema de ramificação do Clã Hyuga. O clã é dividido em duas partes; a casa principal e a casa secundária. Como o nome sugere, a casa principal é responsável por liderar o clã e administrar seus assuntos, enquanto a casa secundária tem a tarefa de proteger a casa principal.

Mas, o sistema é um pouco complicado, pois o título de herdeiro da casa principal só pode ser passado para um filho, enquanto os demais são considerados membros da casa secundária. Isso pode ser visto no caso do pai de Neji, Hizashi Hyuga, que se tornou membro da casa secundária e recebeu o selo amaldiçoado, apesar de ser o segundo filho da casa principal dos Hyuga . Este sistema de duas casas foi estabelecido para garantir que os membros do ramo sirvam e protejam a casa principal, mantendo a linhagem pura.
O Selo Amaldiçoado do Hyuga
O selo amaldiçoado, ou o selo do pássaro enjaulado, era a maneira do clã Hyuga de proteger seu reverenciado Byakugan , além de garantir que os membros do ramo cumprissem seu dever solene como protetores da casa principal. No terceiro aniversário do próximo herdeiro ou herdeira da casa principal, os membros da casa secundária são marcados com o selo amaldiçoado em suas testas. Neji recebeu seu selo quando tinha quatro anos, no terceiro aniversário de Hinata.
Uma vez aplicado, o selo amaldiçoado não pode ser desfeito, forçando os membros do ramo à servidão ao clã. A maldição pode ser usada pela casa principal para domar suas contrapartes do ramo, já que o selo pode ser ativado por meio de um selo de mão especial para subjugar a dor excruciante do membro do ramo desobediente. O selo chega a matar o membro do ramo, destruindo seus nervos cranianos, se necessário.
Quanto ao objetivo principal do selo amaldiçoado, uma vez que um membro do clã morre, a marca amaldiçoada sela seu Byakugan, tornando-o completamente inútil para qualquer um que tente colocar as mãos nele. Manter o Kekkei Genkai seguro é a primeira prioridade do clã, como fica evidente pelo fato de que os membros da casa principal não têm permissão para deixar a aldeia, pois não possuem um selo amaldiçoado, com Hinata sendo uma exceção .
Implicações do Selo Amaldiçoado
Apesar do selo amaldiçoado ser usado principalmente para proteger o Byakugan, ele apenas levou a mais animosidade e ódio entre o próprio clã. Em um mundo onde clãs e aldeias lutavam por sua liberdade, ser servo de seu próprio clã parecia um destino pior que a morte para os membros da filial. A luta de Neji com a ideia de ser subjugado à servidão pelo resto de sua vida é a prova de como o sistema apenas criou mais divisões dentro do clã.
Durante uma luta entre Neji e Hinata, Hiashi é forçado a usar o jutsu Marca Amaldiçoada: Pássaro Engaiolado para ativar o poder do selo, incapacitando Neji completamente. Um evento como esse o obriga a crescer com ódio pela casa principal. O mesmo ocorre com os demais membros da casa secundária, que veem o serviço da casa principal como um fardo e um obstáculo para alcançar seu próprio destino. No entanto, após a Quarta Grande Guerra Shinobi , o Clã Hyuuga interrompeu a prática de marcar membros do ramo com o selo, em parte devido à morte de Neji e seus sentimentos em relação ao selo cruel.