O incrível e emocionante confronto entre Sasuke e Deidara em Naruto, onde o sistema de energia de Masashi Kishimoto é utilizado de forma inteligente deixando os personagens no seu limite

O criador do anime Naruto, Masashi Kishimoto, faz um excelente trabalho ao permitir que outros personagens, além do protagonista Naruto, consigam destaque em suas lutas. Estas batalhas destacam a profundidade dos personagens secundários e dão a sensação de que o mundo está se movendo e mudando, mesmo quando o protagonista não está presente.
Quando Sasuke luta contra Deidara, por exemplo, o primeiro ainda está no meio ao seu arco antagonista, o que adiciona peso e profundidade às duas forças opostas – e Sasuke continua a mergulhar na escuridão enquanto luta pela Akatsuki.
Depois de ser dominado pelo Sharingan de Itachi Uchiha, Deidara se dedica a perfeição de suas técnicas ninja para superar a habilidade sobrepujante do clã Uchiha. Quando Deidara se encontra com Sasuke, ele tem a oportunidade conveniente de provar sua arte contra o Sharingan, evitando qualquer conflito interno na Akatsuki. Sem medo de enfrentar qualquer batalha, Deidara começa explosivamente este confronto, só para ver suas tentativas de superar Sasuke sendo impedidas pela disposição deste último de sacrificar outros pelo bem maior.

Sasuke mostra sua crescente astúcia em combate ao descobrir como desarmar os explosivos de Deidara usando suas habilidades elétricas durante o combate. e seus movimentos baseados em raios. É uma experiência emocionante dos vários estilos de combate e chakra no mundo de Naruto.
A batalha entre Sasuke e Deidara exige que eles usem todo o conjunto de suas habilidades. A arte explosiva de Deidara possui uma ampla variedade de usos que obrigam Sasuke a explorar profundamente seu próprio conjunto de habilidades para sobreviver ao campo de batalha em chamas. Este espetáculo de habilidades mostra o verdadeiro potencial da Akatsuki quando seu membro mais jovem desafia um Uchiha equipado com Sharingan que treinou com Kakashi e Orochimaru até o limite. No entanto, o desejo de vitória de Deidara leva à sua derrota, pois ele não leva em consideração a motivação de Sasuke para sobreviver.

Curiosamente, tanto Deidara quanto Sasuke tinham o objetivo de derrotar Itachi e provar sua força. Deidara entrou na luta com um sentimento de superioridade, vendo Sasuke como uma chance de mostrar seu próprio potencial crescente e capacidade de superar um Sharingan.
Em vez de superar um Uchiha, Deidara acaba agindo como um limite para o crescimento de Sasuke, levando-o a extremos para sobreviver. O desejo voluntário de Manda por Sasuke para suportar o explosivo de maior escala de Deidara é um ponto alto para o seu arco antagônico.
O desejo humano de Deidara de provar sua arte e força contra um poderoso rival destaca a profundidade dos membros individuais da Akatsuki. Sua humanidade também os constrói como um grupo complexo de vilões, cujos membros estão dispostos a trair os objetivos da equipe para seguir seus próprios sonhos.
A progressão da mentalidade vingativa de Sasuke durante esta luta leva satisfatoriamente ao seu conflito conflito com Itachi. Mostrar a importância de colocar os personagens secundários ou antagonistas temporários em primeiro plano destaca a evolução de Naruto para além do protagonista principal.