Itachi é um dos poucos personagens do anime Naruto a ter uma doença terminal, mas qual a razão por trás de tantos sintomas ?

A patologia e as doenças são raras no anime Naruto, especialmente quando falamos de personagens relevantes. Poucos são prejudicados por alguma doença extremamente séria. No entanto, a maioria dos que falecem o fazem em confronto ou através do auto-sacrifício. Mas, Itachi Uchiha sofreu notavelmente de uma patologia terminal, que expõe muitas questões.
Antes de tudo, por que Itachi, entre todas as pessoas, seria prejudicado por uma patologia que desempenha um papel tão fundamental em sua morte? A patologia de Itachi pode ter um propósito maior relacionado com a trama e seu caráter. Entretanto, que patologia possuía Itachi e como se manifestou?
Estresse e ansiedade agravaram a doença de Itachi
Itachi freqüentemente escolhe Naruto para assumir os encargos para que outros não tenham que fazer isso. Por exemplo, ele assume o fardo de ser um irmão maior, um ninja, um espião, um traidor e um mártir, tudo na esperança de poupar a dor dos outros. Itachi aspira apenas a resgatar seu irmão e toda a aldeia.
Cada uma dessas responsabilidades cria muito estresse e ansiedade que desgastam o corpo humano. O próprio Itachi admite até mesmo que tentou fazer muitas coisas sozinho. Uma vez ressuscitado durante toda a Quarta Guerra Shinobi, ele adverte Naruto que tentar fazer tudo só levará ao fracasso: “Não importa quão profundo você se torne, não tente carregar o fardo sozinho. Você falhará. Não se esqueça de seus amigos.
Mas qual era a doença ?

Durante a maior parte de sua vida, Itachi teve que levar uma vida dupla. Ele era um espião da Aldeia das Folhas enquanto fingia ser um espião do clã Uchiha. Ele fingiu ser um traidor da Aldeia das Folhas ao se disfarçar em Akatsuki. Itachi também teve que fingir ser um monstro que matou sua própria família pelo poder, uma vez que de fato os amava muito. Itachi nunca foi capaz de ser seu verdadeiro eu. Esconder suas verdadeiras intenções ao longo da maior parte de sua história aumentou seu estresse. Somente após sua ressurreição é que Itachi finalmente pôde ser quem ele realmente era.
Entretanto, todo o estresse, ansiedade e agitação que ele experimentou nunca foi expresso abertamente. Mesmo muito jovem, Itachi nunca mostrou suas emoções nem permitiu que as pessoas se aproximassem dele. Isto é mostrado uma vez quando Itachi costumava da toques na testa de Sasuke, aumentando a distância entre ele e seu irmão. A dor emocional de assassinar sua família, ferir Sasuke e mentir sobre sua verdadeira identidade nunca foi liberada de uma forma saudável. Ele foi incapaz de conter suas emoções reprimidas durante toda sua vida, de modo que elas se manifestaram como a patologia de Itachi. Tudo o que ele esperava manifestar, mas não pôde, tornou-se uma espécie de câncer que o consumiu muito lentamente até sua morte.
Durante a Quarta Guerra Shinobi, Itachi admite que vê toda sua história como um fracasso. Não ser honesto com Sasuke sobre o massacre de Uchiha foi um erro; ele assume que se ele não tivesse tentado carregar cada um de seus fardos sozinho, tudo teria corrido melhor. Tragicamente, se Itachi tivesse vivido sua história honestamente, e não tivesse tentado esconder seus verdadeiros sentimentos, é viável que ele nunca teria contraído sua patologia em primeiro lugar.