O senhor dos sonhos Morpheus, um dos perpétuos. Bastante poderoso, mas às vezes ele não é tão bom quanto deveria ser.

Sandman foi lançado a pouco tempo, e já é sucesso. Os quadrinhos de Neil Gaiman já têm uma grande base de fãs, e só esta crescendo depois da adaptação da Netflix. A série mostra Sonho, uma entidade filosófica que supostamente tira os sonhos e pesadelos das pessoas. Morpheus é um personagem bem complexo, e ele não é o herói típico de uma história. Mesmo ele se desenvolvendo nos episódios, muitas de suas ações são questionáveis.
Os pesadelos

Morpheus é responsável criar pesadelos e sonhos para toda a humanidade. Ele diz que os pesadelos são fundamentais para que os humanos enfrente seus medos e se entendam . Mas, muitos pesadelos de Morpheus se tornam malignos e percorrem o mundo causando problemas, como o Coríntio.
Além de não ter o controle total de seus pesadelos, Morpheus espera que eles assustem as pessoas em diversas situações, mesmo aquelas que já estão vivendo um pesadelo. Por exemplo, ele pune Gault por querer ser um sonho, fazendo Jed Walker feliz em uma historia, já que a criança já estava sofrendo muito. Gault diz que queria apenas inspirar em vez de assustar.
O orgulho

Quando Alex pede que ele o perdoe para libertá-lo, Morpheus continua em silencio permanecendo prisioneiro, causando danos a Terra, e o sonhar. É notável que a morte de seu amado corvo, gerou essa reação, mesmo assim, Alex queria se livrar do abuso de seu pai, que Morpheus já havia percebido.
Além disso, quando ele vai para o inferno e encontra sua ex amante, que havia se suicidado, com o pretexto de que sua morte era uma rejeição a ele então condenou para este reino como punição, não mostrando nenhum remorso. Mesmo que ela implore por seu perdão, Morpheus se recusa, mais uma vez mostrando ser um personagens mal.
A vingança

Morpheus é um ser muito orgulhoso e, como tal, fica incrivelmente furioso quando as pessoas se atrevem a desafiá-lo. Usando esse motivo, ele acredita que tem direito de punir qualquer um. Um exemplo disso, ele coloca Alex para dormir profundamente após perceber que Alex havia prejudicado, embora Alex tenha feito isso contra sua própria vontade.
Quando Gault decide usar suas habilidades para se tornar um sonho para Jed, deixando de ser um pesadelo, se transformando em sua mãe, Morpheus acredita que ela abusou do sofrimento do garoto construindo um sonhar para poder governar indo contra as responsabilidades de um pesadelo e acaba enviando ela para escuridão. Mesmo que mais tarde ele perceba seu erro, seu primeiro instinto foi ser vingativo. Morpheus pode se tornar um dos personagens mais odiados.
» Figure Actions com 10% de desconto!!! Usando o Cupom MAGRONIME Com opção de FRETE GRÁTIS!!! Confira clicando aqui.
Os sentimentos humanos

Mesmo sendo um ser bastante poderoso, tendo suas habilidades em torno da humanidade, Morpheus não sabe como funciona os sentimentos humanos, o que faz com que ele aja de forma diferente. Quando a ex-namorada de Johanna Constantine está morrendo, Morpheus a deixa para morrer de dor, se importando apenas com seu objetivo, pegar a areia. Porem, Johanna mostra o quanto ele esta errado, questionando o motivo de sua existência e então ele faz a Rachel morrer em paz enquanto dorme.
Ele faz algo semelhante com Lyta, que estava vivendo em um sonho com o fantasma de seu falecido marido incapaz de entender as emoções, ele faz Hector desaparecer na frente dela, não facilitando a situação do casal. Ele também avisa Lyta que irá vir buscar seu bebê, explicando que a criança tinha sido concebida no Sonhar então pertencia a ele, uma ação cruel que não leva em conta o laço entre mãe e filho. Depois disso, ele perde a confiança de Rose, que passa a vê-lo como um vilão.
Punições fora de proporção

Quando Morpheus pensa que foi injustiçado, ele reage sem nem pensar nas pessoas, e a forma como pune cada um muitas vezes são injustas. Condenar seu antigo amor ao inferno por mais de dez mil anos, por exemplo, parece excessivo.
Sua forma de punir as pessoas ou seres que trabalham para ele é vingativa. Na maioria das vezes, Morpheus não quer saber de onde eles vêm e acaba não seguindo princípios lógicos, e isso é como faria um vilão.
Os fins justificam os meios

Em uma cena emocionante Morpheus sacrifica Gregory, a amada gárgula de Cain e Abel, para conseguir os poderes e localizar suas ferramentas. Além disso, ele mataria Rose Walker para salvar o reino dos sonhos, em vez de buscar uma outra alternativa.
Ter em mente que suas ações justificam um objetivo maior é exatamente a ideia de um vilão, de fato, é o que John Dee fez. Um herói sempre tentaria buscar outro jeito de resolver as coisas em vez de matar alguém. Mas, Morpheus acredita que eliminar alguém resolve certas situações.
Código moral

Morpheus tem um conjunto fixo de regras morais que ele acredita que não podem ser alteradas. Em vez de tentar criar soluções para conflitos novos e difíceis, Sonho pensa que sua superioridade lhe dá autoridade para destruir a vida de outra pessoa. Mas, embora ele acredite que está fazendo tudo para o bem maior, muitas de suas ações são questionáveis.
Além disso, ele tem um jeito preto e branco de ver o mundo. Ele muitas vezes é incapaz de perdoar por ser ofendido porque ele acha que está certo. No ultimo episodio da série, Morpheus começa a mudar esses hábitos, mas até este ponto, ele age de maneira menos que ideal, razão pela qual o Sandman não é um dos personagens mais simpáticos .
Ele não está disposto a negociar

A forma que Morpheus tem de governar o sonhar é tirana na maioria das vezes, até mesmo Lucifer Morningstar é mais aberto a negociar com seus servos demônios. Morpheus raramente escuta as necessidades ou ideias das outras entidades, subestimando a maioria de seus sentimentos ou perspectivas.
Em algum momento, ele até cria uma abertura entre ele e Lucienne, pois diz à bibliotecária que ela deve se preocupar apenas com suas responsabilidades. Esse tipo de comportamento não apenas cria um ambiente terrível em seu reino, mas traz consequências muito sérias para ele, já que as contribuições de Lucienne são importantes para o bem-estar do sonho.
Seus poderes

Sonho, e seus irmãos, são seres bastante poderosos de natureza divina, podendo alterar totalmente a vida humana de qualquer forma. Por esta razão, ele deve limitar o uso de suas habilidades para manter e proteger o sonhar. No entanto, Morpheus usa suas habilidades especiais para punir os outros ou por puro capricho.
Ele e a Morte, por exemplo, permitem que Hob Gadling viva o quanto quiser, para que Morpheus possa provar que ninguém gostaria de viver por muito tempo. Usar seus poderes para resolver discussões mesquinhas não é exatamente um traço heroico.