Os donos de PlayStation tiveram muitos lançamentos para se divertir neste ano, mas alguns jogos se destacaram como os melhores da colheita.

Agora que 2022 está chegando ao fim, é hora de olhar para trás e ver os melhores jogos lançados ao longo do ano, muitos deles para o PlayStation. Se 2021 foi o primeiro ano completo de lançamentos do PlayStation 5 e mostrou o potencial do console, 2022 foi o ano em que ele consome o seu ritmo. Mais jogadores tiveram a chance de experimentar o indescritível PS5 e tanto os recém-chegados quanto os primeiros a adotá-lo foram recompensados com novos títulos que mais do que justificaram a compra. Entre os diversos lançamentos sólidos exclusivos no PS5 este ano, alguns jogos exemplares se destacam como os melhores oferecidos pelo console.
Este foi um bom ano para os fãs de franquias familiares do PlayStation, com muitos lançamentos emblemáticos adaptando ou acompanhando jogos de gerações anteriores. O aumento de potência do PS4 para o PS5 deu aos desenvolvedores a chance de fazer coisas ainda maiores, com melhorias significativas nos recursos gráficos e nos tempos de carregamento do PS4 para o PS5. Aqueles que buscam novidades podem querer mais exclusivos originais, mas alguns títulos novos também deixaram uma marca importante. Do ambiente selvagem da antiga Escandinávia às ruas misteriosas de uma Tóquio estranha, o PlayStation trouxe importantes conquistas em aventuras de todos os tipos.
God of War Ragnarok tem uma continuação perfeita

O lançamento de God of War em 2018 foi celebrado por sua reimaginação da famosa franquia, criando uma expectativa difícil de ser atingida por qualquer continuação. No entanto, com God of War Ragnarok, o Santa Monica Studio conseguiu corresponder e até superar essas expectativas. Este título é um novo destaque da narrativa cinematográfica AAA, explorando mais profundamente o vínculo unificador entre os protagonistas Kratos e Atreus enquanto amplia seu escopo e intensidade. Embora tenha sido lançado para as gerações de console, o Santa Monica Studio também demonstrou o poder gráfico do PlayStation 5, apresentando performances humanas reconhecivelmente realistas em cenários de vistas incríveis.
Horizon Forbidden West se dobra nas máquinas

God of War Ragnarok não foi o único sucesso de sequência do PlayStation a atingir novos patamares neste ano. Horizon Forbidden West também retornou ao mundo pós-apocalíptico de Horizon Zero Dawn, continuando a história de Aloy em um ambiente hostil. O destaque do mundo de Horizon são as criaturas mecânicas que o habitam e Forbidden West amplia tudo o que torna essas máquinas interessantes. A lança de Aloy também foi melhorada, adicionando novos combos e complexidade ao combate com máquinas, e no final do jogo ela ganha a habilidade de montar máquinas voadoras. Para os jogadores que amaram Zero Dawn, Forbidden West é uma sequência sem falhas.
Stray mostra um mundo em ruínas através dos olhos de um gato

Stray chamou a atenção ao apresentar um jogo centrado em um gato fofo, mas acabou se tornando um dos melhores jogos do PlayStation em 2022 ao oferecer muito mais do que isso. O jogo cria uma atmosfera encantadora através dos olhos de um felino, criando um mundo envolvente e preenchendo-o com personagens e histórias que ficam na memória mesmo depois dos créditos. Os jogadores também podem ter se emocionado durante esses créditos, já que Stray oferece uma surpreendente, mas eficaz, mensagem emotiva. Venha pelo prometido divertimento de controlar um gato, fique pelo restante de tudo o que o jogo oferece.
The Last Of Us Part 1 torna uma obra-prima ainda melhor

Apesar da preocupação inicial com o preço de US$ 70 de The Last of Us Part 1, o produto final vale o investimento. TLOU Part 1 não é apenas uma remasterização do aclamado título do PS3, mas um remake visual feito com o motor mais avançado de The Last of Us Part 2. Embora a jogabilidade principal permaneça a mesma, a experiência imersiva é intensificada pelo realismo aprimorado. Além disso, o jogo estabelece um novo padrão de acessibilidade, oferecendo uma ampla variedade de opções que o tornam jogável para um público mais amplo do que nunca.
Ghostwire: Tóquio encontra um novo ângulo para caçar fantasmas

Ghostwire: Tokyo chamou a atenção pela primeira vez com uma apresentação memorável na Bethesda na E3 2019 e, felizmente, o jogo é tão interessante quanto a sua divulgação original. Ele é uma mudança de direção para a série Evil Within da Tango Gameworks, mantendo elementos sobrenaturais, mas abandonando os sustos diretos. Em vez disso, Ghostwire: Tokyo se concentra na exploração de um Shibuya misteriosamente vazio, um ambiente bonito o suficiente para compensar a ocasional sensação de vazio. A jogabilidade central vem na forma de combate elementar que adiciona um novo sabor aos tropos de jogos de tiro em primeira pessoa e a história é pontuada por sequências de destaque que mantêm o jogador voltando por mais.
É claro que os cinco jogos mencionados aqui não foram os únicos destaques do PlayStation este ano, apenas os que mais se destacaram. Aqueles que já terminaram esses títulos ainda têm mais opções para desfrutar. Por exemplo, os fãs de corrida podem dar prioridade ao Gran Turismo 7, o mais recente lançamento da longa série de simulação de corrida. As possibilidades também se expandem ao considerar títulos de plataforma cruzada e os fãs de jogos independentes podem querer experimentar o Inscryption, que foi recentemente portado para o PS4 e PS5 em agosto de 2022, e quebrar as expectativas sobre jogos de construção de baralho roguelike. A abordagem da FromSoftware ao RPG de mundo aberto com Elden Ring também forneceu uma das melhores experiências do ano para muitos proprietários de PlayStation, apesar de ter sido compartilhada com os fãs do Xbox.
Os fãs do PlayStation que ainda não jogaram os grandes títulos mencionados aqui podem escolher suas prioridades, pois 2023 promete ainda mais. Horizon Forbidden West terá DLC na expansão Burning Shores exclusiva para o PS5 e uma continuação no spinoff de realidade virtual Call of the Mountain. Embora a série Marvel’s Spider-Man não tenha um lançamento em 2022 para concorrer aos melhores jogos deste ano, 2023 unirá Peter Parker e Miles Morales em Marvel’s Spider-Man 2. Final Fantasy XIV também dá aos fãs de JRPG um título tão aguardado para se animar. Ainda não se sabe se todos esses títulos irão cumprir seu potencial, mas por enquanto, comemorar os jogos do PlayStation de 2022 que realmente valeram a pena já é mais do que suficiente.