No capítulo 85 de Dragon Ball Super, a forma como Goku muda a maneira como o Instinto Superior funciona é exatamente como Vegeta fez quando criou o Ultra Ego.

A última forma do Ultra Instinto que Goku acabou de desbloquear não apenas tira os holofotes de Vegeta mais uma vez, mas posteriormente rouba o espírito do Ultra Ego de Vegeta.
Vegeta tem tentado desesperadamente sair da sombra de Goku desde que Goku se transformou em um Super Saiyajin antes dele, algo insuportável persistente que Vegeta não conseguiu mudar muito para seu desgosto. Mas a única coisa que Vegeta sempre teve sobre Goku foi sua criatividade como um grande guerreiro. Quase tudo o que Goku consegue em Dragon Ball foi ensinado a ele ou mostrado como uma opção viável que ele pode adquirir, exceto Super Saiyajin 3. Enquanto isso, Vegeta certamente pode atribuir tudo o que ele conhece como seu, e o esforço mais impressionante neste departamento em particular foi sem dúvida o momento em que Vegeta criou sua própria versão do Instinto Superior com a invenção do Ultra Ego.
Mas no capítulo 85 de Dragon Ball Super , Goku ironicamente tem a ideia de levar o Ultra Instinct para o próximo passo quando Vegeta diz a Goku: ” Meu Ultra Ego continua a evoluir. fora rápido. ” Este insulto é o que leva Goku a inventar sua própria versão do Ultra Ego ., que era a própria versão de Ultra Instinct de Vegeta. Como Goku demonstra mais tarde, ele agora pode invocar emoções fortes como ódio e raiva quando o Ultra Instinto originalmente exigia que ele tivesse um coração pacífico e tranquilo. O problema é que Goku não pode controlar essas emoções extremas. Eles agora se enquadram no domínio abrangente do Ultra Instinct, pelo qual Goku deve renunciar ao controle de suas principais funções que ele pode manipular fora do Ultra Instinct.

O que Goku consegue no capítulo 85 é basicamente a mesma coisa que Vegeta fez quando inventou o Ultra Ego. Mas ao invés de dobrar as regras em relação a como as emoções funcionam em conjunto com o Ultra Instinct, Vegeta se concentrou em alterar o aspecto de controle do Ultra Instinct. Em vez de deixar ir, ele tem total controle da sua mente enquanto ainda pode explorar todo o poder ilimitado que o Ultra Instinct fornece. Claro, cada personalização do Instinto Superior tem alguma desvantagem. Goku não pode ter controle sobre as emoções que ele agora tem acesso, enquanto Vegeta só pode explorar o poder ilimitado do Ultra Instinct ao sofrer danos pesados, o que normalmente atinge o auge com ele perdendo a consciência. O fato de que Goku não apenas provou que ele é tão criativo quando se trata de alterar o propósito de uma técnica altamente sutil que de outra forma é inatingível pelos mortais, Vegeta já tentou e falhou duas vezes ao tentar vencer uma batalha com o Ultra Ego. Enquanto isso, Goku só lançou esta nova versão do Ultra Instinct uma vez e já empurrou seu oponente Gas para desbloquear outra transformação quando Vegeta não conseguiu derrotá-lo antes da nova forma de Gas.