Goku e Vegeta nem tiveram muita chance de mostrar mais das suas transformações atuais, Instinto Superior e Ultra Ego, e já foram superados.

Para a surpresa dos fãs, nesse ultimo capitulo de Dragon Ball Super Goku e Vegeta foram superados por um clássico vilão, o grande Freeza. Em uma reviravolta chocante, apesar dos guerreiros estarem em suas transformações mais poderosas a volta de Freeza em Dragon Ball Super derrubou os sayajins com um único golpe. Então percebemos que o instinto superior e o ultra ego se tornaram algo banal.
Ao longo do anime , Goku e Vegeta conseguiram ficar mais fortes com varias transformações, após treinar extensivamente com o Deus da Destruição Beerus e o Anjo Whis, os dois lutadores liberaram duas novas formas poderosas que deveriam ser o auge de seu poder, tornando-os semelhantes aos seus mentores divinos. De Whis, Goku aprendeu o Instinto Superior, que permite que o corpo se mova independentemente do pensamento. E Vegeta ficou extremamente poderoso graças ao Ultra Ego, que ele aprende com Beerus, permite que o Príncipe dos Saiyajins absorva ataques e os transforme em poder, tornando-o mais forte quanto mais dano ele recebe. Apesar do tempo e esforço gastos para aprender essas técnicas, no entanto, ambos foram instantaneamente humilhados por a nova forma adquirida por Freeza.
No capítulo 87 de Dragon Ball Super, Freeza chega ao Planeta Cereal, justamente quando a batalha entre Goku, Vegeta, Granolah e o guerreiro mais forte do universo, Gas, está prestes a chegar ao fim. E para surpresa dos fãs, Freeza com muita facilidade mata Gas, que provou ser mais poderoso do que Goku e Vegeta depois de fazer um desejo às Esferas do Dragão. Freeza então percebe os dois Saiyajins e resolve mostrar sua nova forma, Black Freeza. Goku e Vegeta imediatamente ativam o Instinto Superior e Ultra Ego para se defenderem, mas sem sucesso. Com um simples soco no estômago, Black Freeza tira os dois, e até poupa suas vidas para mostrar seu desprezo.

Felizmente, as transformações dos Sayajins não serão substituídas por agora tão cedo. Goku alcançou recentemente uma nova compreensão do Instinto Superior, adicionando seu próprio toque único à técnica e dando a entender o fato de que ele apenas começou a arranhar a superfície de seu potencial. Se realmente for isso, o próximo arco de Dragon Ball Super teremos Goku e Vegeta entrando em um regime de treinamento mais intenso para dominar mais habilidades de suas novas formas e ter a chance contra Freeza.
Concluímos que esse capitulo do mangá serviu para mostrar aos fãs que Freeza esta de volta ao jogo, mais poderoso e impiedoso. Deixando a questão aberta do proximo passo do vilão.

O motivo de Freeza ter conseguindo um poder absurdo, é que ele encontrou em um dos planetas que ele conquistou uma sala do tempo, um lugar onde o tempo flui de forma diferente do mundo exterior, que pode ser explorada para treinar por longos períodos em pouco tempo. E o vilão treinou por dez anos, o que o tornou extremamente mais forte que Goku e Vegeta por causa de seu talento natural, que ele nunca nutriu antes. Apesar da explicação fazer sentido, no entanto, parece que a série apenas deixou de lado a evolução de Goku e Vegeta. Sendo o Instinto Superior e o Ultra Ego as transformações que mais abalaram os fãs da franquia, pois são mais que um pequeno aumento de energia. Cada forma vem com habilidades únicas que se adequam perfeitamente ao usuário e, devido às suas origens divinas, eles provocaram uma evolução futura de Goku e Vegeta no Anjo e Deus da Destruição do Universo 7. Derrotá-los tão facilmente parece um desperdício de tempo.
