Durante o evento Xbox Games Showcase 2023, a Microsoft apresentou uma série de exclusivos altamente aguardados para os anos de 2023 e 2024.

Jogos como Senua’s Saga: Hellblade II, Forza Motorsport, Fable e Avowed foram destacados como os principais lançamentos da Xbox Game Studios para o futuro próximo. No entanto, todos esses títulos compartilham algo em comum: nenhum deles será lançado para o Xbox One. O chefe da Xbox Game Studios confirmou que essa tendência também se estenderá aos principais jogos first-party AAA da Microsoft, o que inclui projetos aguardados há muito tempo, como Gears 6 e Perfect Dark.
Em uma entrevista ao Axios Gaming, Matt Booty ressaltou que todos os novos jogos first-party (exclusivos) e AAA (de alto orçamento) sob o guarda-chuva da Xbox Game Studios terão como foco exclusivo o lançamento para Xbox Series X, Xbox Series S e PC, marcando efetivamente o fim da era do Xbox One. Booty afirmou na entrevista ao Axios Gaming: “Nós fizemos a transição para a nona geração (de consoles)”. Embora alguns títulos importantes da produtora, como Clockwork Revolution, que vem sendo comparado a BioShock Infinite, ainda não tenham sido oficialmente confirmados como exclusivos da nova geração, é fato que os proprietários do antigo console da Microsoft devem se preparar para receber cada vez menos jogos nos próximos anos. Quando se trata de jogos exclusivos e de alto orçamento, que exigem hardware mais avançado, é certo que a Xbox Game Studios não lançará esses jogos para o Xbox One.
A tendência de “abandono” das empresas em relação à oitava geração de consoles da Microsoft já está sendo observada por outras empresas também. Por exemplo, a Capcom lançou Street Fighter 6 e o remake de Resident Evil 4 para o PlayStation 4, mas não para o Xbox One.
Com o comunicado de Matt Booty sobre o foco da Xbox Game Studios no Series X e Series S, além dos lançamentos simultâneos para PC, é praticamente garantido que o antigo console da Microsoft receberá cada vez menos jogos nos próximos anos, especialmente quando se trata de projetos de alto orçamento. No entanto, ainda veremos alguns títulos importantes, como Diablo 4, sendo lançados para o Xbox One.