A passagem de tempo na franquia Naruto é algo que ainda confunde muitos fãs até hoje. Embora o salto temporal da primeira para a segunda parte da história tenha sido claro, com cerca de 2 anos se passando, entre alguns arcos, é difícil determinar quanto tempo realmente se passou.
Isso leva muitos fãs a se perguntarem como Naruto teve tempo suficiente para aprender o Modo Sábio e por que Pain não atacou Konoha logo depois de derrotar Jiraiya.

Pain e sua Visão de um Mundo Sem Sofrimento
Pain acreditava que a única maneira de acabar com o sofrimento e a dor no mundo era por meio da conquista da paz por meio da força. Ele tinha em mente que as pessoas só poderiam aprender a valorizar a paz se fossem forçadas a experimentar a dor e o sofrimento.
Pain espera o Momento Certo para Atacar Konoha
Pain sabia que o ataque a Konoha seria difícil e arriscado, então ele esperou o momento certo para agir. Ele precisava garantir que suas forças estivessem em sua melhor forma.
É importante lembrar que, após a morte de Jiraiya, Nagato precisou de tempo para repor o primeiro Caminho Animal e escolher o segundo, o cadáver de Ajisai. Além disso, houve outros arcos importantes antes do ataque de Pain, como a batalha de Sasuke contra Itachi e o arco da Liberação do Seis-Caudas no anime.

Dado que o corpo físico de Nagato tinha uma mobilidade muito limitada e que a Vila Oculta na Chuva provavelmente não ficava perto de Konoha, podemos estimar que Naruto teve pelo menos duas semanas para treinar o Modo Sábio.
Embora esse seja um período relativamente curto para dominar uma técnica que Jiraiya levou tanto tempo para aprender, Naruto foi capaz de acelerar o seu treinamento graças a suas enormes reservas de chakra e, principalmente, aos seus Clones das Sombras.