Dante e Vergil são irmãos gêmeos e ambos vivem batalhando entre si, mostrando seus incríveis poderes. Falaremos hoje do conflito entre Vergil e Dante.

A popularidade de Devil May Cry é graças aos seus personagens e à sua jogabilidade lendária. Para uma franquia que nunca se leva muito a sério, seus personagens tem personalidade, falas memoráveis e individualidade, e não há dois personagens que personificam a série melhor do que Dante e Vergil.
O conflito de Dante e Vergil
A rivalidade de Dante e Vergil iniciou desde a época em que eram crianças, ambos criavam conflitos por qualquer coisa, treinando juntos ao lado do pai. Nessa mesma época Sparda os presentou com duas espadas, Dante recebeu a espada Rebellion e Vergil recebeu a Yamato.

No aniversario de 8 anos dos gêmeos, seu pai desapareceu e depois foi declarado morto por razões não reveladas até o momento. Eva a mãe dos pequenos híbridos presenteia Dante e Vergil com os amuletos de Sparda. Depois de um tempo a família é atacada por alguns demônios enviados por Mundus durante esse ataque Eva acaba morrendo e Dante foge alterando sua identidade para fugir dos demônios que estavam a sua procura.
Não encontrando seu irmão Vergil, Dante começa a acreditar que ele morreu. Mas Vergil conseguiu escapar e até chegou a matar alguns demônios usando sua espada Yamato.
Acreditando que tinha sido abandonado ele ficou furioso e decidiu fugir por conta própria.
Após isso tudo Dante e Vergil viveram vidas diferentes. Dante com sua outra identidade se tornou mercenário caçador de demônio. E Vergil se apegou ao lado demoníaco da sua linhagem buscando ser uma demônio extremamente poderoso como seu pai.
Devil May cry 3
O primeiro reencontro dos filhos de Sparda foi muitos anos depois, já no Mangá de Devil May Cry 3. Ambos pensavam que tinham morrido quando eram crianças.
Um homem estranho chamado Arkham se aproxima de Vergil falando sobre uma torre demoníaca chamada Temen-Ni-Gru que tinha sido selada por Sparda séculos atrás, Arkham fala para Vergil que se ele remover o selo da torrer isso iria lhe da o poder de seu pai Sparda.

Então Vergil inicia a busca para desfazer o selo da Temen-Ni-Gru e nisso ele encontra um amigo de seu irmão que acaba confundindo ele com Dante e foi assim que Vergil ficou sabendo que seu irmão estava vivo.
Ambos irmãos acabam se reencontrando e isso não foi nada feliz, o conflitou rolou e Vergil revelou tudo sobre seu plano de liberar a torre, saindo na vantagem no combate contra Dante.
O combate
Após o combate entre irmãos Dante decide que iria fazer de tudo para impedir Vergil.
A historia da continuidade no game Devil May Cry 3 onde Arkham e Vergil fazem a torre emergir rompendo selo atrás de selo. E então Dante invade a torre subindo nela para impedir Vergil, e ao chegar no topo ele encontra Vergil. E assim temos o primeiro combate sério de ambos, um momento bastante marcante até para os fãs da franquia
A luta termina com Dante sendo derrotado e Vergil pegando seu amuleto. A cena conclui com Vergil enfiando a espada Rebellion em Dante.
Após ser derrotado Dante consegue se recuperar evoluindo suas habilidades e assim ele consegue usar uma forma demoníaca chamada Devil trigger.
A união
Com Vergil seguindo seu plano, Dante surge conseguindo assim uma segunda chance de um novo combate. Virgel fala para Dante que seu amuleto era a chave do mundo dos demônios mas foi dada aos humanos como um presente. A luta acaba por ser interrompida, logo os gêmeos descobrem que estavam sendo manipulados pelo estranho Arkham que tinha a intenção de pegar o poder demoníaco só para ele.

Arkham consegue roubar os amuletos e juntando as duas peças ele consegue liberar a espada mais poderosa de Sparda a Force Edge. E ai que os irmãos se juntam para enfrentar Arkham, mas derrotar o vilão não deixou os dois unidos Vergil desejava a Force Edge para ele. Dessa vez Dante vence, derrotado Vergil decidiu ir para o mundo dos demônios enquanto Dante fica no mundo dos humanos.
No mundo dos demônios, Vergil encontra Mundus e decide enfrenta-lo mas acaba sendo derrotado. Após a sua derrota Vergil passa a ser controlado por Mundus e se transforma em um guerreiro de nome Nelo Anjo.
Já em Devil May Cry 1, Dante conhece Trish, que o leva numa aventura para derrotar Mundus. Onde o plano do vilão era surgir para dominar o mundo dos humanos.
Neste local Dante encontra diversos demônios e até mesmo Nelo Anjo, que partiu para cima de Dante e logo após ver o amuleto, ele acaba recuando começando a lembrar de muitas coisas.
Em mais um encontro Nelo Anjo usa todo seu poder chegando até revelar seu rosto mas Dante não o reconhece. Nessa luta Dante consegue derrotar Nelo Anjo definitivamente e nisso a outra metade do amuleto que Vergil tinha, acaba ficando e logo Dante percebe que estava lutando contra seu irmão.
Juntando os dois amuletos, Dante consegue despertar o poder total da Force Edge e assim derrotar Mundus vingando a morte de sua família.
O retorno de Vergil
Vergil acaba ficando preso no mundo dos demônios. Mas em Devil May Cry 5 ele retorna , porém seu corpo estava muito fraco e para conseguir sobreviver Vergil ataca Nero e consegue pegar a Devil Bringer e a Yamato que estava com Nero desde os acontecimentos de Devil May Cry 4.
Vergil estava obcecado para conseguir mais poder e assim derrotar Dante, ele usa o poder da Yamato e da Devil Bringer para dividir seu corpo em dois a metade humana nomeada de V e a metade demônio que se tornaria Urizen que tomaria o titulo de rei dos demônios.

Urizen então decide usar seu poder para invocar uma arvore demoníaca Qliphot no mundo humano para assim absorver aos poucos toda a vida dos humanos ficando mais poderoso. Já o jovem V começou sofrer com seu corpo se deteriorando aos poucos e decide impedir que Urizen continue com seus planos, com o objetivo de se fundir com ele de novo e salvar sua própria vida. Não revelando sua identidade com seu objetivo V contrata Dante , Trish e Lady para ajudar a derrotar Urizen.
Mas Urizen estava muito poderoso e todos acabam sendo derrotados, V chama Nero para ajudar, mas não também não teve êxito. No confronto a espada Rebellion é quebrada e todos pensam que Dante morreu.
Após 1 mês Dante estava em coma, mas V acaba lhe encontrando e o desperta.
Saindo em busca de Urizen, Dante enfia a quebrada Rebellion em seu corpo e a união da energia faz ele gerar um nova forma chamada Sin Devil Trigger.
Com esse novo poder Dante consegue Salvar a vida de Nero que estava quase morto. Urizen consegue fugir e acaba comendo o fruto da arvore demoníaca Qliphot ficando ainda mais poderoso, mas Dante consegue derrota-lo. Com a derrota de Urizen, V enxerga chance para finalmente se fundir e com isso Vergil conseguiu ressuscitar completamente.
Vergil e Dante começam uma luta mas Dante estava fraco por causa da luta com urizen, então Vergil decide ir para o topo da Qliphot aguardar Dante recuperar suas energias.
Dante segue em busca de Vergil para pegar a Yamato porque só com essa espada ele conseguiria fechar o portal do mundo dos demônios. Vergil o desafia a tentar pegar a espada de volta, assim os irmãos entram em combate e dessa vez ambos estavam iguais em poder.
Durante a luta Dante revela para Vergil que Nero é filho dele, a luta chega ao fim quando o próprio Nero decide interromper, que após descobrir que Vergil era seu pai não queria que os dois irmãos se matassem.
Pai e filho começam uma luta, mas Nero acaba se saindo bem e Vergil decide se acalmar e concorda em ajudar a derrubar a arvore. Só que para realizar tal feito ele iriam precisar acabar com as raízes que estavam no mundo demoníaco e então Dante e Vergil seguem para o mundo demoníaco onde eles lutam contra diversos demônios e assim destruir as raízes da arvore salvando o mundo humano. Mas ambos acabaram ficando presos no mundo dos demônios então por diversão ambos ficaram lutando entre si.
Então esse foi o fim da rivalidade de Dante e Vergil, até o momento.