Ao enfrentar Hashirama Senju, Madara já sabia que ele iria perder. Então o Uchiha usou este conhecimento para criar uma situação perfeita para realizar seus planos da maneira mais sigilosa possível, com todos acreditando que ele estava morto.

E como as células de Hashirama estavam na posse de Madara, ele decidiu usar Izanagi para se ressuscitar depois de um tempo e usar um clone sombra para imitar seu corpo antes de se isolar para estudar os efeitos das células de Hashirama que ele havia capturado durante a batalha.
Ainda assim, como Tobirama, um dos melhores ninjas sensoriais de todos os tempos, não percebe a artimanha do Uchiha?
Madara era muito astuto e usava seu conhecimento profundo das motivações humanas para executar seu plano. Ele sabia que Tobirama não destruiria o corpo para poder continuar pesquisando sobre o Sharingan, então o esconderia nas montanhas de Konoha.

No momento oportuno, Zetsu Negro invadiu o lugar onde o corpo de Madara estava sendo mantido e ativou o Izanagi, envolvendo a morte de Madara em ilusão e ressuscitando o vilão Uchiha. O Clone das Sombras estava lá apenas para manter um corpo no caixão e não para enganar Tobirama. É importante lembrar que é muito difícil distinguir entre um Clone das Sombras e o verdadeiro, pois a técnica foi criada justamente para confundir ninjas com habilidades sensoriais ou dojutsus especiais.