Apesar de parecer complexo, os motivos pelos quais a invasão Quincy foi bem-sucedida são na verdade bastante simples e metódicos.

O arco da Guerra de Sangue de Mil Anos começa com um grande impacto. Comparado com os arcos anteriores da história, este é definitivamente o mais chocante e emocionante. Afinal, qual é a melhor maneira de surpreender o público se não fazendo-o testemunhar uma das invasões mais surpreendentes e mortais da história do anime?
Há muitas coisas interessantes acontecendo no início deste arco da Guerra de Sangue de Mil Anos. Alguns podem gostar da forma como tudo se desenrola, enquanto outros podem achar desagradável e incrível. No entanto, o que todos podemos concordar é que, para todos os efeitos, a invasão Quincy da Soul Society foi um grande sucesso. Mas por quê? Aqui estão algumas razões pelas quais eles conseguiram alcançar esse feito.
Informações sobre o inimigo
Na verdade, esta não é a primeira vez que ocorre uma grande guerra entre os shinigami da Soul Society e os Quincy de Wandenreich. Eles se enfrentaram cerca de 1000 anos antes da trama atual. Na época, o shinigami liderado por Genryuusai Yamamoto conseguiu derrotar totalmente Yhwach e seus Quincy. Houveram tantas mortes no lado de Quincy que eles decidiram se esconder e recuar para evitar mais perdas.

Esta primeira guerra não foi apenas um grande revés para Yhwach e suas ambições, mas também reduziu significativamente o número de Quincy. No entanto, apesar de ter perdido, Yhwach aprendeu uma lição valiosa após aquela batalha sangrenta: informações precisas e completas são a chave para vencer a próxima guerra.
Por isso, Yhwach espera pacientemente enquanto seus soldados se recuperam e crescem em tamanho, enquanto também continua coletando informações sobre o estado da Soul Society e o poder de suas forças militares, especialmente os Capitães Gotei 13. Como resultado, quando finalmente chega a hora de invadir a Soul Society, eles já possuem os dados sobre as habilidades de combate de todos os indivíduos importantes e um plano perfeito para enfrentá-los.
Um Ataque Blitz
Acompanhando essa informação vital, os Quincy também adotaram uma estratégia de ataque Blitz. Isso significa que eles atacam com o máximo de força e velocidade possíveis, diretamente pelo portão. Não há cerco elaborado, operação secreta ou negociações que percam tempo. Eles chegam, matam e destróem tudo e todos que estão em seu caminho.
Eles anunciaram sua chegada com antecedência, mas é seguro dizer que os shinigami estavam claramente mal preparados. Isso se deve, mais uma vez, ao fato de que eles não possuem dados suficientes sobre os Quincy. Contra este tipo de inimigo, um ataque direto rápido e poderoso é a melhor estratégia para os Quincy.
O medalhão

Os Quincy podem ter vantagem em relação a informações e seu ataque surpresa de blitz. No entanto, os poderosos capitães do Gotei 13, com suas inúmeras experiências de combate, deveriam ser capazes de contra-atacar ou pelo menos se defender dos ataques de Quincy, certo? É aí que entra o Medalhão.
O Medalhão é, de longe, a arma/ferramenta mais poderosa no arsenal dos Quincy. Isso porque este Medalhão pode roubar o Bankai de um shinigami próximo a ele. Uma vez roubado, o dono original do Bankai não poderá mais usá-lo. Por outro lado, o Quincy que roubou o Bankai pode equipá-lo e usá-lo livremente.
Para que o Medalhão funcione, o usuário precisa conhecer sua própria Bankai, incluindo suas características, nível de poder, alguns de seus movimentos ofensivos/defensivos, etc. Como os capitães do Gotei 13 exibiram suas Bankais durante suas lutas recentes (especialmente contra Aizen e os Arrancar), os Quincy possuem muitos dados sobre elas. Então, eles simplesmente as roubam e disparam de volta para os donos originais.
Incitando Medo, Pânico e Angústia
Os Quincy iniciam sua invasão com um grande impacto. Eles entram na Soul Society e imediatamente causam destruição e matam o máximo de shinigami que podem. Já os Sternritter, eles rapidamente caçam os capitães e outros shinigami de alto nível para roubar seus bankai e, se possível, matá-los. Há duas principais razões pelas quais eles agem dessa maneira.

A primeira razão é aproveitar ao máximo o impulso, surpreendendo e confundindo os shinigami. É a estratégia de ataque Blitz deles. A segunda é causar medo, pânico e angústia entre os cidadãos e os soldados de baixo escalão. Afinal, quando você vê um grupo de inimigos que luta com poderes estranhos e é capaz de derrotar facilmente os vice-capitães e até lutar de igual para igual com os capitães, é natural sentir medo, o que leva a pânico e angústia.
Isso significa que você não conseguirá ter um desempenho tão bom quanto o esperado e não poderá lutar como um grupo unido, o que facilita ainda mais para os Quincy derrotarem as forças de dispersão dos shinigami. Portanto, para resumir, informações detalhadas, ataques rápidos, armas definitivas e pânico e terror são as principais razões pelas quais a invasão de Quincy à Soul Society foi tão bem-sucedida.