Sempre foi evidente que o poder de Ichigo é algo especial, mas agora Bleach está oferecendo uma explicação sobre o porquê de suas habilidades serem tão incríveis.

Desde o início, Ichigo se destacou como um Soul Reaper excepcional em Bleach. Sua força impressionou Rukia quando eles se conheceram, e ele surpreendeu muitos inimigos com aumentos de poder e explosões inesperadas. Agora, finalmente ficou claro o que difere Ichigo dos demais e se torna tão poderoso em Bleach: tudo tem a ver com seus pais.
Os fãs de Bleach sabem há algum tempo que o pai de Ichigo, Isshin Kurosaki, também foi um Soul Reaper, e isso provavelmente contribuiu para o fato de Ichigo ter adquirido os poderes de um Soul Reaper tão rapidamente. No entanto, foi revelado recentemente que a mãe de Ichigo, Masaki, também era especial: ela era uma Quincy, assim como Uryu, e possuía poderes espirituais notáveis. Ainda assim, isso não explica por completo como Ichigo se tornou o que é, como foi revelado em episódios mais recentes.
Na metade final da temporada de Bleach: The Thousand-Year Blood War, uma série de flashbacks detalhados revela como os pais de Ichigo se conheceram. Isshin estava lutando contra um Hollow perigoso e experimental quando Masaki o ajudou. Ela atraiu o Hollow e o derrubou, mas não antes de ser mordida por ele. A mordida começou a fazer efeito depois de alguns dias e ela desenvolveu um buraco oco no peito. Como o pai Quincy de Uryu, Ryuken Ishida, levou Masaki ao seu próprio pai para tentar tratar a lesão. Eles foram interceptados por Isshin e Urahara, que sentiram a Hollowfication em andamento. Urahara ofereceu uma solução: Masaki poderia ser salva se os poderes de um Soul Reaper fossem injetados nela, mantendo o Hollow sob controle e estabilizando-a. Isso, é claro, significaria que Isshin teria que abrir mão de seus próprios poderes, algo que ele conquistou rapidamente se isso significasse salvá-la. Isshin recebeu um Gigai (corpo sobressalente) feito com uma alma humana que o transformou em um híbrido Soul Reaper/Human, bloqueando seus poderes.
Ichigo é tão poderoso porque ele é o Ultimate Hybrid de Bleach

Isso significa que o pai de Ichigo era parte humano e parte Shinigami no momento da concepção, e que a mãe dele era parte Quincy e parte Hollow. Ichigo herdou características de todos esses quatro grupos: poderes de Quincy, que só agora estão se manifestando; um Hollow interno, que acabou sendo revelado como a base de sua Zanpakutou; e habilidades latentes de Soul Reaper, que Rukia desbloqueou no início da série. Até mesmo seus genes humanos toleraram, pois foram eles que permitiram que ele desenvolvesse seu poder Fullbring e, finalmente, restaurasse suas habilidades de Soul Reaper. Em resumo, Ichigo pode acessar os poderes de praticamente todas as raças ou grupos espirituais mostrados na série devido às circunstâncias de seu nascimento e às características de seus pais.
Bleach configurou Ichigo como o oponente perfeito para o fascista Quincy Wandenreich, tornando-o uma mistura de raças. O poder de Ichigo já é impressionante, mas os episódios terminam com a promessa de que o que foi mostrado até agora na série é apenas uma pequena amostra do que ele é capaz. Ichigo e a Soul Society de Bleach precisarão de todo o poder de que conseguirem dispor para derrotar Yhwach e os Quincy, então é sorte ele ter tanto sobrando.