No anime Bleach é apresentado varias técnicas e Zanjutsu é uma delas, sendo a junção de Zanpakuto e Jutsu, é um dos quatro estilos básicos de luta além de Hoho, Kido e Hakuda.

Zanjutsu, se traduz em Arte da Espada, é a principal técnica de luta na qual a maioria dos shinigami confia. Devido à proeminência desta prática, é considerada vergonhosa para aqueles shinigami que não conseguem dominá-la.
O único capitão do Gotei 13 que conseguiu atingir o domínio em Zanjutsu é Zaraki Kenpachi da Décima Primeira Divisão, o shinigami mais extremo conhecido principalmente por sua força bruta. A única pessoa que poderia dominar Zaraki em igualdade de condições era a ex-capitã da 11ª Divisão, Retsu Unohana, anteriormente conhecida como Yachiru Unohana que significa literalmente Oito Mil Estilos.
Kendo é mostrado como uma técnica de esgrima ramificada sob Zanjutsu. Bleach introduziu apenas dez técnicas de Zanjutsu, que foram predominantemente mostradas como as habilidades de assinatura de cada shinigami.
Ryodan

O praticante de Ryodan mais conhecido é Zaraki Kenpachi , o capitão da Décima Primeira Divisão, considerado um prodígio em Zanjutsu. Zaraki aprendeu a desenvolver sua esgrima enquanto lutava contra inimigos com o dobro de seu tamanho e até conseguiu derrotar o primeiro Kenpachi, Retsu Unohaaa. Antes de entrar oficialmente no Gotei 13, Zaraki teve treinamento de Zanjutsu por ordem de Yamamoto.
Mas, o treinamento deste último foi interrompido pela Central 46, que temia que ele ficasse forte o suficiente para se tornar uma ameaça à Soul Society. Devido à sua proeza excepcional em Zanjutsu, Zaraki poderia derrotar seus oponentes, não importando o número, empunhando sua Zanpakutou em apenas uma mão.
Ele só usa as duas mãos em Zajutsu quando considera seu oponente digno ou mais poderoso. Durante sua luta com Nnoitra Gilga, Zaraki acabou com ele movendo sua Zanpakutou verticalmente em uma velocidade e força imperceptíveis. O Ryodan de Zaraki quase partiu Nnoitra ao meio.
Hitotsume: Nadegiri

Yamamoto Genryusai sempre foi um personagem poderoso na série, ele optou por lutar contra os inimigos usando técnicas básicas que foram amplificadas a um nível que muitas vezes causava um impacto equivalente a uma Bankai desencadeado. Yamamoto foi inegavelmente o espadachim mais forte de todo Bleach , como um guerreiro com mais de dois milênios de experiência em combate e o fundador da Academia Shinigami.
Durante o arco Fake Karakura Town, quando Yamamoto enfrentou o gigante animal de estimação Hollow de Tres Bestias, Ayon, ele confiou principalmente em suas habilidades de esgrima, já que seus oponentes eram totalmente inferiores a ele. Depois de perfurar o peito de Ayon com sua primeira técnica de Zanjutsu, Onibi, Yamamoto posteriormente usou Hitostume: Nadegiri para dividir o Hollow ao meio.
Ao contrário de qualquer outra técnica de Zanjutsu, Hitostume: Nadegiri é forte o suficiente para cortar com precisão edifícios de concreto de vários andares e enormes bestas ocas. Pode até penetrar no Hierro de um Arrancar (pele dura como aço).
Onibi
Como Yamamoto havia sido o mestre do Zanjutsu, devido a todos os shinigami do Gotei 13 aprendidos com ele, ele tinha uma infinidade de técnicas em seu arsenal. Durante sua luta com Ayon , antes de liberar Hitostume: Nadegiri, Yamamoto criou um grande buraco no lado esquerdo do peito da Hollow Beast com um simples golpe.
A velocidade do ataque foi rápida o suficiente para que Izuru Kira, o Tenente da Terceira Divisão do Gotei 13, levasse alguns segundos para sentir a presença do Comandante Principal no campo de batalha. Dado o enorme tamanho de Ayon, a técnica Onibi de Yamamoto pode ferir mortalmente um Espada.
Embora não tenha sido mencionado no mangá ou anime Bleach , pode-se presumir que Onibi também tenha qualidades como Hitotsuka: Nadegiri, onde pode perfurar facilmente o Hierro de um Arrancar.
Senmaioroshi

Senmaioroshi pode ser declarado como uma das técnicas subestimadas de Zanjutsu em Bleach . A usuária conhecida dessa técnica é Lisa Yadomaru , a atual Capitã da Oitava Divisão do Gotei 13. Lisa conseguiu roubar o coração de todos os fãs de Bleach depois de mostrar sua proficiente esgrima ambidestra durante sua luta com Ichigo, onde ela rapidamente deixou de empunhar sua espada. mão esquerda para a direita.
Embora não tenha sido revelado onde Lisa aprendeu a técnica Senmairoshi, olhando para seu domínio do Shunpo, pode-se supor que ela criou o estilo combinando sua velocidade com sua esgrima. Lisa executou a técnica Senmairoshi em um Menos Grande, destruindo seu corpo em um piscar de olhos antes que pudesse disparar um Cero.
Suikawari

Hiyori Sarugaki, ex-tenente da Décima Segunda Divisão do Gotei 13, é o único praticante conhecido da técnica Suikawari. Dada a sua natureza agressiva e temperamental, seu estilo de Zanjutsu é executado em uma explosão repentina. Hiyori desencadeou esta técnica em um Hollow da classe Gillian para abrir sua máscara para derrotá-lo posteriormente com um Cero à queima-roupa.
O Suikawari de Hiyori requer muita força, e é por isso que ela usa as duas mãos ao executar esta técnica. Apesar de ter uma semelhança com Ryōdan, Suikawari ainda é inferior à técnica de Zaraki Kenpachi devido à diferença de força entre os usuários.
Agitowari

O pai de Ichigo, Isshin Kurosaki , o ex-capitão da Décima Divisão e chefe do Clã Shiba, foi revelado como uma força a ser reconhecida depois que ele liberou seus poderes de shinigami. Pertencente a um dos cinco clãs nobres, ele manteve imensos poderes espirituais. A louvável esgrima de Isshin foi exibida quando ele lutou contra o Aizen infundido com Hogyoku.
Uma das técnicas de Zanjutsu mais poderosas de Isshin é o Agitowari, que se traduz em Dividir a Mandíbula. Durante o arco Arrancar, enquanto salvava Kon, Isshin dividiu o Hollow, o corpo de Grand Fisher pela metade da mandíbula ao longo do corpo. Isshin dividiu o corpo do Hollow com tanta precisão e velocidade que nem parecia que ele desembainhou sua Zanpakutou.
Dardos Mortais

Deadly Darts é a única técnica de Zanjutsu em todo o Bleach que foi mostrado para ser executado pelo espírito Hollow-zanpakuto de Ichigo, Zangetsu , comumente referido como Branco. Apesar de ser uma ameaça com um sorriso psicótico, que ameaçou Ichigo para assumir o controle de seu corpo, Zangetsu se preocupa com ele, como visto no anime em como o último assumiu o corpo do primeiro e o salvou de Ulquiorra Cifer.
Enquanto lutava contra Muramasa no mundo interior, Zangetsu levou seu oponente ao limite usando seu Zanpakuto como Kyoketsu-shoge, segurando o pano no punho da espada. Ao executar a técnica Deadly Darts, Zagetsu dominou Muramasa, pois ele tinha mais vantagem na esgrima de longo alcance. Zangetsu também usou essa técnica enquanto lutava contra Ichigo.
Shitonegaeshi

Shitonegaeshi é uma das duas técnicas de Zanjutsu praticadas por Kisuke Urahara , que ele usou principalmente para prender seu alvo suspendendo a ponta de sua bengala a alguns milímetros de distância de seu rosto para derrubá-lo. A habilidade não pode ser usada em um campo de batalha real, pois apenas imobiliza o alvo pela coerção do usuário.
Depois que Urahara subjugou Ichigo realizando Shitonegaeshi nele, o último não conseguia nem se mover uma polegada, pois todo o seu corpo estava paralisado. Shitonegaeshi seria uma das técnicas mais fáceis de aprender, pois não requer força e velocidade.
Hozuri
O Hozuri Zanjutsu de Urahara é uma técnica bem simples que apenas toca levemente o alvo, causando ferimentos superficiais. Embora seja considerado o Zanjutsu mais inútil e fraco, depende principalmente de como a pessoa o usa.
Dado o passado e o histórico de Urahara como fundador e primeiro presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Shinigami , ele pode ter usado a técnica Hōzuri para matar instantaneamente seus alvos, atingindo-os com seu Zanpakuto imbuído de veneno.
No entanto, a teoria é meramente especulativa, pois não foi revelado no mangá de Bleach que Urahara pode ter experimentado veneno.
Hozan Kenbu
Hozan Kenbu, traduzido como Dança da Espada do Monte Caído, é uma técnica defensiva de Zanjutsu na qual um usuário balança sua espada rapidamente ao redor dele sem roçar seu corpo. O conhecido usuário da técnica, Tatsufusa Enjōji, afirmou que Hōzan Kenbu dá a ele uma defesa impenetrável definitiva semelhante a um escudo.
No entanto, ao testemunhar a técnica, Yasutora Sado afirmou que a defesa final de Tatsufusa estava cheia de aberturas, e seus oponentes poderiam facilmente circunavegar o ataque. A técnica de Zanjutsu acabou sendo fraca devido à deposição egoísta de seu praticante.