Mesmo depois de muito tempo do seu lançamento inicial, a escolha de Aang de não eliminar o Senhor do Fogo Ozai ainda causa algum incomodo, mas no final das contas, foi a escolha certa.

Avatar: a lenda de Aang ainda trás algumas discussões dos fãs, Aang tirando a dobra de Ozai. Alguns falam que isso era para evitar mostrar a morte na tela, enquanto outros a consideram perfeita para o final da série. Há argumentos a serem feitos de ambos os lados, mas o lado a favor de manter Ozai vivo é parte mais forte para se sustentar.
Antes que a dobra de energia fosse introduzida, muitos espectadores teriam simplesmente dito que Ozai era muito mau para ser perdoado. Tanto os espectadores quanto a maioria dos personagens coadjuvantes concordaram que eliminar o senhor do fogo era a melhor maneira de acabar com a guerra, o que deixou Aang sobre pressão, pois significava jogar fora seus princípios para impedir um tirano. No entanto, Aang resolveu esse conflito da sua maneira, tirando a dobra de Ozai e mantendo-o vivo.

Uma das principais focos de Aang ao longo de sua vida foi tentar restabelecer a Nação do Ar. Ele é o último nômade restante, então a responsabilidade recaiu sobre ele para tentar manter o máximo possível da cultura Nômade do Ar. É por isso que ele teve problemas com os refugiados usando um dos templos de ar em “O templo do Ar do Norte”. É também por isso que, entre The Last Airbender e The Legend of Korra , ele criou um grupo chamado Air Acolytes que ajudou a manter o máximo possível de sua cultura.
Os Nômades do Ar acreditavam que toda vida era sagrada e deveria ser valorizada. A violência deveria ser usada apenas como último recurso , e matar era abominável para eles. Se Aang decidisse eliminar Ozai durante a batalha, estaria desrespeitando as memórias e os ensinamentos dos monges. Não apenas isso, mas matá-lo significaria que ele não poderia passar essa lição para a próxima geração, como seu filho.
Existem outros fatores a serem considerados, pois a missão de Aang incluía parar a guerra da Nação do Fogo e tentar recuperar sua honra perdida . O episódio “A faixa de cabeça” é sobre Aang percebendo o quão reprimidos os jovens da Nação do Fogo eram e tentando ajudá-los a recuperar suas vidas. Da mesma forma, Aang teve que encontrar uma maneira de da um basta em Ozai sem matar um líder que era respeitado e admirado por muitos de seu povo. Certamente seria mais difícil para Zuko reunir seu povo em direção à paz logo depois que um amigo assassinou seu pai.
Também é importante ter em mente que a visão de Aang era diferente da de outras pessoas . Quando ele nasceu, o mundo estava em paz. Ele tinha amigos de todo o mundo. Por causa disso, acordando cem anos depois, Aang era a única pessoa com algum conceito de como seria um mundo pacífico. Ele sabia que era possível para pessoas diferentes se darem bem. Era um mundo que ele queria ver novamente, e era por isso que ele estava disposto a mostrar misericórdia.
Por essas e outras razões, Aang fez a melhor escolha no confronto entre Ozai. Não foi uma escolha fácil, mas foi uma escolha que permitiu que Aang vivesse enquanto continuava os ensinamentos de seu povo. Ele abriu o caminho para o mundo aprender verdadeiramente a se recuperar de um século de violência.