A galera que acompanhou Attack on Titan tiveram diversas reações ao chegar ao final do mangá. Além disso, algumas pessoas acham difícil dizer esse final como feliz ou triste.

Attack on Titan tem uma enorme audiência como uma das séries de anime contemporâneas mais populares. A luta emocional dos personagens principais e os dilemas morais que dominam a batalha e capturam os corações dos espectadores. No entanto, agora que o mangá chegou ao seu fim, algumas pessoas se questionam se o final poderia ter sido melhor.
Eren Yeager é um protagonista incomum para um mangá shonen. A reviravolta na história que faz o seu personagem ser ainda mais brilhante, e o trágico romance entre Eren e Mikasa faz os leitores desejarem um final feliz mais do que qualquer outra coisa. Mas afinal o final é triste ou feliz?
A morte de Eren Yeager

Eren tem a intenção de salvar os Eldians e todos com quem ele se importa – mas a quanto isso lhe custou? A tentativa de acabar com o mundo, aniquilando milhões no processo para proteger todos os Eldians. Ele sonha com a liberdade mais do que qualquer outra pessoa e sabe que não há liberdade para os Eldians enquanto os Titãs existirem. Então sua morte é, portanto, o único meio de apagar a existência de titãs do mundo.
Nos momentos finais da guerra, a própria Mikasa decapita Eren . Embora ela viva um dilema, entre o sentimento por Eren e sua lealdade ao seu povo, então sua lealdade fala mais alto. Desde a infância, Mikasa é apaixonada por Eren, o que com toda certeza matá-lo foi a decisão mais difícil que ela tomou. No entanto, é algo que Eren prevê. Assim, ele cria situações em que Mikasa não tem escolha a não ser matá-lo.
A morte de Eren gerou paz entre Eldia e Marley?
A morte de Eren e o desaparecimento dos titãs do mundo não gerou paz mundial logo de inicio. Assim que Eren morre, a fonte de poderes titânicos morre com ele. Aqueles que são titãs voltam a ser humanos. Todos seguem em frente com suas vidas, incluindo Armin e Mikasa. Três anos depois, o mundo começa a se levantar após a grande guerra. Eldia forma um exército sob a facção Jaeger e se concentra no fortalecendo suas forças militares. Ainda há uma ameaça percebida entre os Eldians de que o resto do mundo retaliará com forças militares ainda melhores. O ódio entre Marley e Eldia existe há mais de um milênio até que todas as pessoas dessa raça sejam eliminadas.
Mikasa segue em frente

Mikasa faz o tumulo de Eren em um lugar onde ele adorava tirar sonecas. Os dias passam e ela continua visitando aquele lugar. O mangá mostra alguns detalhes do perfil traseiro de seus parentes, mas ao que tudo indica, ela se casa e começa uma família. Ela também leva o marido e os filhos para o túmulo de Eren. Mesmo após tantos anos, ela nunca largou o lenço que ele lhe deu. Eventualmente, ela morre de velhice e é enterrada usando o mesmo lenço. Mesmo depois de seguir em frente com sua vida, Mikasa carrega as memórias de Eren com ela . Os fãs chegam a supor que ela se casa com Jean, baseada no penteado de seu marido – Isayama nunca esclarece com quem ela acaba.
Qual tipo de fim tem Shingeki no Kyojin?
Não podemos avaliar totalmente o final do anime como feliz ou triste. Eren morre, mas todos seguem em frente com suas vidas, com ele não alcançando a liberdade que sempre desejou. No entanto, as pessoas ao redor de Eren estão na busca para criar um mundo melhor para os Eldians. Mesmo Mikasa encontra sua felicidade apesar de sempre ter amado Eren desde a infância. O final talvez possa ser melhor descrito como agridoce, deixando os fãs satisfeitos, mas com muita melancolia.