Rosario Dawson, a estrela de Ahsoka, compartilha os desafios enfrentados durante o treinamento com sabres de luz, especialmente devido ao estilo de combate único da Jedi renegada.

A atriz Rosario Dawson, estrela de Ahsoka, compartilha os desafios de dar vida às habilidades de combate com sabre de luz da Jedi rebelde. Diferentemente da maioria dos Cavaleiros Jedi, Ahsoka Tano empunha dois sabres de luz modificados e possui um estilo de duelo único no universo de Star Wars. Essa característica proporcionou uma emocionante oportunidade para sua estreia em live-action, ao mesmo tempo em que exigiu um treinamento intenso por parte de Dawson.
Em uma entrevista no podcast “The Dagobah Dispatch” da Entertainment Weekly, Rosario Dawson compartilha a intensa preparação que passou para garantir que a fisicalidade e o estilo de luta únicos de Ahsoka fossem tão impressionantes no live-action quanto nas animações, seja em suas aparições em “The Clone Wars” ou “Rebeldes de Guerra nas Estrelas”.
"Fazer duas horas por dia, sete dias por semana, foi muito intenso, e então você acrescenta quando estávamos realmente filmando e fazendo essas diferentes batalhas e tendo que continuar a estudá-las. Ela é ambidestra... Isso foi apenas um muito para possuir. Ela é tão feroz desde o começo... Nunca foi uma questão sobre se ela era capaz. Ela enfrenta cada partida tão de frente. Não há nenhuma hesitação dela, e isso é realmente diferente de alguém que está aprendendo artes marciais na casa dos 40 anos, que está tentando proteger o rosto."
Certamente parece que os meses de trabalho que Dawson dedicou para tornar sua interpretação contínua do ex-Jedi o mais poderosa possível valerão a pena, especialmente quando Ahsoka empunhar seus impressionantes sabres de luz de lâmina branca.
Por que o estilo de sabre de luz de Ahsoka é tão difícil de aprender
Conforme Dawson destaca no podcast, Ahsoka é ambidestra, empunhando com habilidade igual dois sabres de luz desde seus dias como Padawan de Anakin Skywalker. Embora a cor de suas lâminas de sabre de luz tenha mudado de verde para azul e, finalmente, para branco na era Mandalorian, ela sempre utilizou dois sabres de luz shoto menores. Além disso, o estilo shoto é único, pois favorece uma pegada rara com as costas da mão, permitindo uma variedade maior de contra-ataques defensivos.

Levando em consideração os próprios sabres de luz e a habilidade anterior de Ahsoka na série animada de Star Wars, o treinamento de Dawson provavelmente foi mais complexo e abrangente do que o enfrentado por outros atores. Por exemplo, o estilo de duelo de Ahsoka possui camadas mais profundas do que o de Obi-Wan Kenobi. Embora o ator Ewan McGregor tenha passado por um treinamento intenso para a trilogia prequela e sua própria série Obi-Wan Kenobi (que definitivamente valeu a pena), ele só precisava se preocupar com a coreografia de um sabre de luz e uma abordagem mais tradicional.
De qualquer maneira, a dedicação e os meses de treinamento pelos quais Rosario Dawson passou são um indicativo empolgante para a próxima série Ahsoka. Como pudemos ver em sua estreia inicial em live-action na segunda temporada de The Mandalorian, parece que a interpretação de Ahsoka por Dawson só tem a melhorar, mantendo a honra e a fidelidade ao personagem que foi apresentado pela primeira vez em formato animado. Ahsoka tem previsão de estreia em agosto no Disney+.