Os últimos episódios de My Hero Academia demonstram a habilidade do anime em adaptar um dos personagens mais icônicos do mangá, Dark Deku.

A nova personalidade de Midoriya e sua jornada rumo à escuridão são ainda mais impressionantes nas páginas do mangá, que se atentam aos detalhes corretos para capturar perfeitamente os momentos mais sombrios de Deku.
O arco Dark Deku é o décimo nono arco na história do mangá My Hero Academia e o primeiro arco na Saga do Ato Final. No anime, ele é conhecido como Dark Hero Arc e começa no episódio #132.
A trama segue a história de Deku, que, após testemunhar as consequências desastrosas da Guerra de Libertação Paranormal, abandona seus amigos na UA High, adota uma nova aparência e começa a vagar pelas ruas como um vigilante solitário, trabalhando em segredo com os três principais heróis profissionais para atrair All For One, que está em fuga após escapar da Prisão do Tártaro.
A decisão de Deku vem do desejo de proteger seus entes queridos de All For One, que está atrás de seu poder. No entanto, a tensão de lutar contra os vilões sem descanso e a carga emocional de ser o “escolhido” levam Deku ao limite, e seus amigos precisam intervir para fazê-lo ver a razão
A versão do anime de Dark Deku adiciona ainda mais detalhes a este design impressionante
No episódio #135 de My Hero Academia, Deku ouve uma mensagem gravada de All For One, que anuncia que está indo atrás dele, e isso desestabiliza ainda mais o jovem herói. Deku afasta seu mentor, All Might, e continua lutando contra os vilões sem parar, sem se alimentar ou descansar.

Sua metamorfose é evidente em seu exterior: o traje de herói de Izuku está sujo e rasgado, sua máscara está lascada e deformada, e suas luvas parecem garras. Izuku usa constantemente seu Quirk Black Whip, que se estende de suas costas e se parece com um conjunto de tentáculos retorcidos ou, às vezes, um par de asas negras. Os civis que ele resgata ficam assustados com sua aparência e fogem assim que estão seguros.
Quando o design de Dark Deku foi apresentado no mangá, deixou uma impressão nos fãs por ser incomum e legal. O anime não apenas faz justiça, mas o torna ainda mais incrível. A sequência de Izuku flutuando no ar e conversando consigo mesmo enquanto os tentáculos de Black Whip se arrastam atrás dele, faz o jovem herói parecer uma criatura demoníaca. As mudanças na máscara de Deku são especialmente impressionantes: o anime faz com que as rachaduras no tecido pareçam veias de escuridão que se espalham pelo rosto do garoto, o que representa perfeitamente como sua obsessão o está levando à beira da derrota total.
No desfecho do episódio, os companheiros de classe de Deku, da turma 1-A da UA High, finalmente aparecem para salvá-lo, prometendo uma das cenas mais empolgantes do mangá no próximo episódio. Embora os fãs de My Hero Academia estejam familiarizados com a qualidade impressionante da adaptação do Studio Bones, a versão de Dark Deku no anime é tão impressionante que se sobressai ainda mais do que no mangá.