Como é amplamente conhecido, o Coringa é conhecido por contar piadas ao Batman, mas o herói raramente acha qualquer graça nas piadas do criminoso.

No entanto, em uma história em quadrinhos do Homem-Morcego que foi adaptada em um longa-metragem animado, o Palhaço do Crime finalmente consegue arrancar risos do Cavaleiro das Trevas. Infelizmente para o vilão, logo em seguida, o Coringa é morto pelo seu arqui-inimigo.
Esses acontecimentos são retratados em “Batman: A Piada Mortal“. No desfecho da história em quadrinhos ou no filme baseado nela, após o Batman oferecer ajuda ao Coringa para se reabilitar e abandonar o caminho do mal, o Joker começa a rir e menciona que a situação lhe lembra uma piada engraçada.
O vilão então conta a piada que lhe ocorreu, mas, desta vez, o vigilante de Gotham acha graça na história e se diverte. Enquanto ambos riem, o Batman segura o pescoço do Coringa e o estrangula com as próprias mãos. Embora a morte não seja mostrada explicitamente, o assassinato é insinuado. Assista à cena presente na animação “Batman: A Piada Mortal” e descubra qual foi a piada contada pelo Coringa.
Para aqueles que não entenderam, a graça da piada reside no fato de um louco ter que confiar em outro louco. A situação cômica se torna ainda mais hilária porque o louco da Lanterna pode ser associado ao Batman, enquanto o louco desconfiado é o Coringa.
Em outras palavras, o Coringa nunca aceitaria a ajuda do Batman porque ele reconhece que o Cruzado Encapuzado é tão insano quanto ele. Apesar de o Cavaleiro das Trevas ser alguém que se esforça para ser um herói, ele é um personagem que desafia a morte ao combater o crime vestido de morcego. Isso sem mencionar os sérios traumas que Bruce carrega devido à morte de seus pais.
Ao final da piada, o Batman compreende que a história do vilão é uma analogia aos dois e também acha engraçada. Percebendo que não há maneira de ajudar seu eterno rival, o vigilante decide encerrar essa briga de gato e rato ao matar o Coringa.