As recentes HQs da DC Comics têm mostrado a estreia canônica de Três Coringas, uma das ideias mais loucas do supervilão clássico.

Edições recentes da DC Comics vêm mostrando um renascimento canônico da ideia dos Três Coringas , algo que certamente tem seus prós e contras. Com Batman tendo pesadelos com três Príncipes Palhaços e a nova série Coringa da DC provocando uma reviravolta semelhante para o supervilão de Gotham, parece que todo o status quo do Coringa está prestes a mudar massivamente. No entanto, resta saber se tornar a ideia canônica acabará sendo benéfica para o personagem.
Desenvolvido por Geoff Johns durante os Novos 52 e envolvendo em um enredo aparentemente não canônico com os artistas Jason Fabok e Brand Anderson, Três Coringas viu Batman, Capuz Vermelho e Batgirl lutando com a descoberta de que o Coringa é na verdade três vilões diferentes. Identificado como o Criminoso, o Palhaço e o Comediante, o Criminoso é presumivelmente o Coringa original que criou os outros dois. O Palhaço é o Coringa mais bobo e exagerado da Era de Prata que matou Jason Todd. O Comediante é o Coringa mais recente e moderno que Batman enfrentou, assim como o Coringa de The Killing Joke que paralisou Batgirl. No final da história envolvendo uma tentativa fracassada de fazer de Joe Chill um quarto Coringa, o Comediante é o único Coringa sobrevivente depois que o Capuz Vermelho matou o Palhaço e o próprio Comediante matou o Criminoso.
Apesar do prenúncio da Guerra Darkseid dos Novos 52, onde Batman descobriu que havia três Coringas, a natureza canônica da própria história foi questionada com muito debate (mesmo por seus criadores). Como tal, o fato de o Cavaleiro das Trevas sonhar com três Coringas na série Batman da DC, de Chip Zdarsky e Jorge Jimenez, é significativo. Da mesma forma, o novo Coringa: O Homem que Parou de Rir # 1 de Matthew Rosenberg e Carmine Di Giandomenico vê o Coringa anunciando seus planos de se tornar global e deixar Gotham para trás, enquanto um segundo Coringa é revelado ainda estar em Gotham, parecendo ser um misterioso e recém-criado Príncipe Palhaço do Crime.
Três Coringas
Embora a reviravolta de um novo Coringa seja inicialmente emocionante, especialmente aquele que parece querer o outro Príncipe Palhaço morto, é preciso se perguntar se ter vários Coringas tem algum impacto geral que o vilão pode causar no Universo DC.

Caso em questão, o Comediante dos Três Coringas matou o Criminoso por querer transformar Joe Chill em um Coringa , dando a Batman um Coringa que realmente lhe causou mais dor. No entanto, o Comediante acreditava que o Coringa nunca deveria ter uma identidade sendo um completo mistério. Ele também queria ser o único Coringa servindo como o principal arqui-inimigo de Batman. Afinal, por que o Coringa iria querer dividir os holofotes, mesmo com outros Coringas?
Seguindo a mesma linha, vários Coringas operando simultaneamente e tornando a história anterior de Três Coringas um cânone concreto correm o risco de diminuir o poder do Coringa como um único mistério, caos e imprevisibilidade. Dito isto, a nova série do Coringa está apenas começando, assim como os pesadelos de Batman. As narrativas podem ir a qualquer lugar e podem muito bem apontar para um Coringa singular que se torna mais aterrorizante do que nunca.