Em Dragon Ball Super, Goku está em busca do domínio do Ultra Instinto, mas em Dragon Ball GT ele já havia desbloqueado a forma através do Super Saiyajin 4.

Embora o último poder que Goku tenha alcançado no cânone de Dragon Ball seja o Ultra Instinto, em um episódio de Dragon Ball GT, ele aparentemente desbloqueou essa habilidade muito antes de Dragon Ball Super ser concebido, quando se transformou em Super Saiyan 4.
O Ultra Instinto é uma técnica/transformação angelical que até mesmo deuses cósmicos como Lord Beerus têm dificuldade em dominar, pois a pessoa (ou divindade) que tenta aproveitá-la deve deixar completamente ir e permitir que seu corpo se mova livremente de sua mente, resultando em seu oponente sendo totalmente incapaz de atingi-lo.
Quando Goku começou a treinar com o anjo Whis, o Ultra Instinto era o objetivo final, mesmo que o Saiyan nem estivesse totalmente ciente disso na época. Em pouco tempo, no entanto, Goku involuntariamente desbloqueou o Ultra Instinto enquanto lutava contra Jiren durante o Torneio do Poder, e desde então ele conseguiu aproveitá-lo algumas vezes. Moro, Granolah e Gas são outros três desafiantes, além de Jiren, que enfrentaram Goku em sua forma de interface do usuário, e se a informação revelada em Dragon Ball GT for verdadeira, eles não foram os primeiros a fazê-lo.
Super Saiyan 4 deu a Goku a mesma habilidade do Ultra Instinct
No episódio 58 de Dragon Ball GT, escrito por Toshinobu Ooi, dirigido por Osamu Kasai e produzido pela Toei Animation, Goku está lutando contra Syn Shenron, o último dos Dragões das Sombras, logo antes do vilão absorver as outras Esferas do Dragão e se tornar o icônico Omega Shenlong.

Infelizmente, Goku foi cegado por seu oponente anterior, um dos Shadow Dragons, antes da luta contra Syn Shenron começar, e ele não se recuperou desde então. Isso significa que Goku está literalmente lutando às cegas contra um dos vilões mais fortes que ele já enfrentou. No entanto, depois que Trunks, Goten e Gohan transferiram sua energia para ele, Goku foi capaz de manter sua forma Super Saiyajin 4 e permanecer na batalha, mesmo sem o uso de seus olhos. Graças a esse incrível power-up, ele descobriu que nem precisava deles, já que seu corpo estava reagindo automaticamente a cada ataque que Syn Shenron lançava contra ele.
Goku não podia nem ver os ataques chegando, mas ainda conseguia se esquivar dos ataques de Syn Shenron, já que seu corpo era capaz de sentir o ki do vilão logo antes do Shadow Dragon fazer contato. Em outras palavras, o corpo de Goku estava agindo de forma autônoma enquanto alimentado ao máximo em Super Saiyan 4. Essa é uma revelação enorme, especialmente considerando o quão difícil é arranhar a superfície do Ultra Instinct em Dragon Ball Super, muito menos dominar a forma/técnica. Parece que tudo o que Goku precisava fazer era desbloquear o Super Saiyajin 4 (o que é mais fácil do que se imagina, desde que o Saiyajin tenha um nível de poder para fazê-lo), em vez de gastar todo esse tempo tentando desbloquear o Ultra Instinct, e ele teria acabado com praticamente a mesma habilidade.